pazPassados 30 anos desde a assinatura do Acordo Geral de Paz (AGP), o Instituto para a Democracia Multipartidária (IMD) considera ser importante consolidar os ganhos da paz e combater os factores que a tornam vulnerável.

A efeméride deve servir para celebrar e reflectir sobre os alicerces, ganhos e desafios para a consolidação da paz e reconciliação nacional, lê-se no comunicado do IMD, uma organização da Sociedade Civil que trabalha no fortalecimento dos actores políticos e do sistema democrático em Moçambique.

Phandu Skelemani- Phandu Skelemani, Presidente do Parlamento do Botswana

Deputados da Assembleia da República de Moçambique estão de visita a República de Botswana para colher experiências deste país sobre o Fundo Soberano foram recebidos, nesta quarta-feira, dia 4 de Outubro, pelo Presidente da Assembleia Nacional de Botswana, Phandu Skelemani e tiveram uma sessão de trabalho com deputados deste país.

Deputados da Assembleia da República de visita à Botswana para troca de experiênciasDeputados da Assembleia da República iniciam nesta segunda-feira, 03 de outubro, uma visita de quatro dias à República de Botswana para reforçar as relações e troca de experiência entre os dois parlamentos.

A visita tem como objectivo reforçar as capacidades dos parlamentares moçambicanos em matérias de Fundo Soberano, Gestão de Receitas, Políticas financeiras e fiscais no contexto da Indústria Extractiva.

dia democraciaSob o lema "Atendendo à democracia durante a COVID-19", celebra-se hoje, 15 de setembro, o Dia Internacional da Democracia. A data foi instituída pela Assembleia Geral das Nações Unidas através da Resolução A/62/07 com o objectivo de se reflectir sobre os progressos e desafios da democracia no mundo.

Neste sentido, o Instituto para a Democracia Multipartidária (IMD), organização da Sociedade Civil que trabalha no fortalecimento dos actores e do sistema democrático em Moçambique, defende em comunicado que é preciso investir para se melhorar a qualidade da democracia no país, de modo que, o modelo de governação venha a responder melhor às aspirações do cidadão.

Governo de Cabo Delgado aponta desafios da exploração de recursos naturaisA Directora dos Serviços Provinciais de Justiça e Trabalho da Província de Cabo Delgado, Georgina Manhique, apontou, nesta quarta-feira, 17 de agosto, vários desafios relacionados à ocorrência e exploração de recursos naturais em Cabo Delgado.

Georgina Manhique falava na cidade de Pemba, na abertura de uma formação de quatro dias de líderes comunitários, religiosos e representantes da sociedade civil dos distritos de Mocímboa da Praia, Palma, Chiure, Balama, Namuno, Montepuez, Ancuabe, Moeda e Pemba sobre análise e resolução de conflitos, mediação e diálogo, lobby, advocacia e monitoria de gestão de recursos naturais.

Contacto

+258 843066565
Avenida Salvador Allende, Nrº 753

mapa

foreignaffairsfinlandnimddemofinlandidea footerosisa footerirish aid footeruniao europeiareino dos paises baixosembsuecia

Criação e implementação: DotCom