WhatsApp Image 2024 05 25 at 10.00.09Arrancou neste sábado, 25 de Maio, a formação de funcionários parlamentares em matérias de assessoria legislativa e indústria extractiva, na cidade da Matola, província de Maputo.
A actividade tem duração de três dias e visa proporcionar aos técnicos que assistem o processo de feitura de leis por forma a ampliar o seu horizonte sobre assessoria legislativa e a indústria extractiva.
Dos 36 funcionários parlamentares em capacitação, grande parte são assistentes das comissões de trabalho especializadas, que entre as suas responsabilidades, inclui-se assessoria aos deputados no processo de feituras das leis ao nível do parlamento.

DSC02639O Instituto para a Democracia Multipartidária (IMD) instou à juventude moçambicana a tomar a dianteira no processo eleitoral em curso mediante a participação activa, consciente e informada para garantir que os líderes a serem eleitos representem, verdadeiramente, os interesses e aspirações da juventude e de toda a sociedade moçambicana e se inclua mais jovem nas instituições de governação.

Esta posição foi manifestada esta quinta-feira (23), pelo Director Executivo do IMD, Hermenegildo Mulhovo, durante o encontro nacional de reflexão sobre o papel jovens na promoção da qualidade e integridade dos processos eleitorais, organizado pelo IMD, através da Academia Democrática da Juventude (ADJ) em parceria com o Parlamento Juvenil e a União Nacional dos Estudantes (UNE).

IMG 20240429 WA0103Decorreu no dia 26 de Abril, na Cidade de Lichinga uma “Mesa Redonda subordinada ao tema subordinada ao tema “Espaço Cívico, Democrático e dos Direitos Humanos - Plataformas de diálogo ente OSC e instituições governamentais em prol do Desenvolvimento do Espaço Cívico na Província”.

Este evento foi organizado pelo Instituto para Democracia Multipartidária (IMD) em parceria com o Fórum das Organizações não Governamentais do Niassa (FONAGNI).

Trata-se de encontros que pretendem reforçar as plataformas de diálogo entre o Governo e as Organizações da Sociedade Civil e reflectir sobre os Desafios, oportunidades e caminhos em prol do desenvolvimento do espaço cívico e participação do cidadão na governação local na Província do Niassa.

IMG 20240429 WA0013Decorreu entre os dias 22 a 15 de Abril em Lichinga a quarta formação das Escolas para Democracia (EpD), uma iniciativa do IMD, enquadrada no programa Pro-Cívico e Direitos Humanos.

Participam desta formação 35 representantes das OSC e activistas sociais dos distritos de Lichinga, Cuamba, Nipepe, Chimbonila e Mandimba.

A formação pretende contribuir para o fortalecimento de capacidades de organizações da Sociedade Civil, para um engajamento mais efectivo na promoção da cidadania activa e defesa dos Direitos Humanos.

IMG 20240425 WA0015Decorreu no dia 12 de Abril, na Cidade de Quelimane uma “Mesa Redonda Reflexão sobre o Espaço Cívico, Democrático e dos Direitos Humanos: Reforço das plataformas de diálogo ente OSC e instituições governamentais em prol do Desenvolvimento do Espaço Cívico na Província”. 

Este evento é organizado pelo Instituto para Democracia Multipartidária (IMD) em parceria com o Fórum das Organizações não Governamentais da Zambézia (FONGZA), na Cidade de Quelimane.

Contacto

+258 843066565
Av. Lucas Elias Kumato nº 61 | Bairro da Sommershield - Maputo, Moçambique

newcontact

foreignaffairsfinlandnimddemofinlandidea footerosisa footerirish aid footeruniao europeiareino dos paises baixosembsueciandi 40 smallamerican flag

Criação e implementação: DotCom