O Instituto para Democracia Multipartidária (IMD) participa, esta quarta-feira, 16 de Outubro de 2025, em Nampula, como convidado no Conselho Nacional do Partido RENAMO, um dos principais órgãos de deliberação política entre congressos do partido.
Durante o encontro, serão discutidos temas relevantes para a vida interna do partido e para o panorama político nacional, incluindo a análise do processo eleitoral de 2024, a situação política e económica do país, o Diálogo Político Nacional e Inclusivo e aprovação da proposta do plano de actividades do partido para 2026.
A Presidente da Assembleia da República (PAR), Margarida Adamugi Talapa, recebeu esta quinta-feira, 9 de outubro, na sede do Parlamento, em Maputo, o Director Executivo do Instituto para a Democracia Multipartidária (IMD), Hermenegildo Mulhovo, para uma reunião de trabalho que resultou na reafirmação e renovação da parceria existente entre as duas instituições.
O encontro tinha como objectivo passar em revista a cooperação existente entre as duas instituições e definir as linhas estratégicas para o próximo período, que será formalizada com a assinatura de um memorando de entendimento para os próximos cinco anos.
O Presidente da Assembleia Provincial de Cabo Delgado, Francisco Loureiro, afirmou que os recursos naturais da província “não podem ser apenas uma estatística económica”, e sim traduzirem-se em desenvolvimento inclusivo e melhorias reais nas condições de vida das comunidades locais. Loureiro falava na abertura da formação aos membros daquele órgão de governação descentralizada provincial sobre Indústria Extrativa, Direitos Humanos e Governação Descentralizada, nos dias 6 e 7 de outubro, na cidade de Pemba.
O Instituto para a Democracia Multipartidária (IMD) destacou nesta segunda-feira, 6 de outubro, o papel central das confissões religiosas na consolidação da paz, reconciliação e coesão social em Moçambique. Esta posição foi manifestada durante a intervenção do Vice-Presidente desta organização, Sérgio Muchanga, durante a VIII Conferência Nacional Religiosa, que decorreu sob o lema “Moçambique Primeiro – Cada Moçambicano, Mensageiro de Transformação, Reconciliação e Paz”.
O Instituto para Democracia Multipartidária co-organiza em parceria com a SARW, Amnistia Internacional, Agência das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Defensores Pan-Africanos dos Direitos Humanos entre outras organizações regionais e internacionais, a Conferência regional sobre África e Transição Energética: Salvaguardar os Direitos Humanos e a Justiça Ambiental em África; evento que decorre na cidade de Lusaka - Zâmbia nos dias 6 e 7 de Outubro corrente.
Criação e implementação: DotCom