Paz e Reconciliação no país IMD propõe uma abordagem coordenada 1O Instituto para a Democracia Multipartidária (IMD) defendeu, esta quinta-feira, em Maputo, a necessidade de acções concertadas e abordagens coordenadas de diferentes actores sociais nacionais sobre uma agenda de reconciliação nacionais, o que contribuirá para que se alcance avanços eficazes nestas matérias.

De acordo com o Director Executivo do IMD, Hermenegildo Mulhovo, para se atingir esse desiderato passa primeiro pelo mapeamento dos actores-chave, para facilitar a operacionalização das acções de coordenação das intervenções de diferentes actores, em diversos níveis para garantir que todos os esforços estejam alinhados e focados em objectivos comuns.

Lançado Concurso Nacional sobre PazO Fundo da Paz e Reconciliação Nacional (FPRN), em parceria com O instituto para a Democracia Multipartidária (IDM) e a Universidade Pedagógica (UP) de Maputo, lançou no nesta quinta-feira, 11 de Julho de 2024, no anfiteatro da UP Maputo, Campus de Lhanguene, o Concurso Nacional sobre Paz, Reconciliação e inclusão social “CNPRIS”.
O acto foi dirigido pela Ministra dos Combatentes, Josefina Mpelo, e contou com a presença do Estado, Organizações da Sociedade Civil e o Corpo Diplomático acreditado em Moçambique com destaque para a União Europeia.

WhatsApp Image 2024 07 03 at 12.05.32A Coordenadora do Centro de Estudos e Formação Parlamentar (CEFP), do Secretariado-Geral da Assembleia da República, Irene Uanzo, fez este pronunciamento nesta terça-feira, 2 de Julho, intervindo na sessão de abertura da capacitação de mais de 20 formadores e funcionários parlamentares em métodos e técnicas psicopedagógicas para pesquisa e produção científica para formação e treinamento de deputados e funcionários parlamentares.

A formação, de cinco dias, decorre em Tchumene, Cidade da Matola e é conduzida pela Faculdade de Educação da Universidade Eduardo Mondlane. No entendimento de Uanzo, o evento vai contribuir para a concretização de um sonho da unidade do secretariado-geral da Assembleia da República que dirige.

image 50403329Este posicionamento foi manifestado nesta segunda-feira, dia 24 de Junho, pelo Director Geral de Administração e Finanças da Assembleia da República, Mauro Mangera, durante a entrega de equipamentos informáticos ao Secretariado Geral da Assembleia da República.

449434486 10161934459737533 3092544830779758347 nTrata-se do livro "Indústria Extractiva em África: Bênção ou Maldição”, de autoria do Prof. Doutor António Niquice. Além de docente universitário, Niquice é um político moçambicano.
Ao longo da sua carreira como político, foi eleito diversas vezes ao cargo de deputado da Assembleia da República. Na actual legislatura, chegou a ocupar o cargo de Presidente da Segunda Comissão da Assembleia da República, a Comissão de Plano e Orçamento (CPO), até a sua renúncia em março de 2024.

Contacto

+258 843066565
Av. Lucas Elias Kumato nº 61 | Bairro da Sommershield - Maputo, Moçambique

newcontact

foreignaffairsfinlandnimddemofinlandidea footerosisa footerirish aid footeruniao europeiareino dos paises baixosembsueciandi 40 smallamerican flag

Criação e implementação: DotCom