pazPassados três anos desde que o Presidente da República, Filipe Nyusi e o Presidente da Renamo, Ossufo Momade assinaram o Acordo de Paz Definitiva e Reconciliação Nacional, na cidade de Maputo, no dia 6 de Agosto de 2019, o Instituto para a Democracia Multipartidária (IMD) considera que, no geral, as partes têm respeitado o acordo.

- Salomão Mujui, Director de Serviços de Infraestruturas de Inhambane

formação de quatro dias sobre análise e resolução de conflitosO Director de Serviços Provinciais de Infraestruturas de Inhambane, Salomão Mujui, alertou, nesta segunda-feira, 1 de agosto, para que o processo de exploração de recursos naturais decorra observando a transparência de modo que não seja um factor gerador de conflitos nas comunidades.

Salomão Mujui falava na abertura de uma formação de quatro dias sobre análise e resolução de conflitos, mediação e diálogo, lobby, advocacia e monitoria de gestão de recursos naturais de líderes comunitários, religiosos e representantes da sociedade civil dos distritos de Inhassoro, Vilankulos e de Jangamo, que decorre na cidade de Inhambane.

Secretaria do Estado de Tete pede colaboração e respeito a legislação as autoridades locais e empresas mineirasA Secretária do Estado (SE) da Província de Tete, Elisa Zacarias pediu, nesta segunda-feira, 25 de julho, que haja o respeito a legislação e uma maior colaboração entre as autoridades comunitárias e as empresas que exercem a exploração mineira de modo a se evitar a ocorrência de conflitos.

Elisa Zacarias falava na abertura de uma formação de quatro dias sobre análise e resolução de conflitos, mediação e diálogo, lobby, advocacia e monitoria de gestão de recursos naturais organizado pelo Instituto para a Democracia Multipartidária (IMD) e a organização finlandesa Finn Church Aid (FCA).

rauldomingos embaixadorO Instituto para a Democracia Multipartidária (IMD), uma organização da Sociedade Civil que trabalha no fortalecimento dos actores e do sistema democrático em Moçambique, acompanhou com satisfação a recente nomeação, pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, de Raúl Domingos, Presidente do Partido para a Democracia e Desenvolvimento (PDD) e membro do Conselho do Estado para o cargo de Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário na Santa Sé (Vaticano).

Gestão dos recursos naturais é da responsabilidade de todosIniciou nesta segunda-feira, dia 18 de julho, na cidade de Lichinga, província de Niassa, a capacitação de 32 beneficiários (líderes religiosas, comunitários e representantes de organizações da sociedade civil) baseados na província, em matérias ligadas a análise e resolução de conflitos, mediação e diálogo, lobby, advocacia e monitoria de gestão de recursos naturais.

Contacto

+258 843066565
Avenida Salvador Allende, Nrº 753

mapa

foreignaffairsfinlandnimddemofinlandidea footerosisa footerirish aid footeruniao europeiareino dos paises baixosembsuecia

Criação e implementação: DotCom