O Presidente da Assembleia Provincial de Nampula, Amisse Mahando, apela sociedade civil a assumir um papel activo no processo de diálogo nacional e reformas políticas, defendendo que só com uma participação efectiva dos cidadãos será possível restaurar a confiança e a legitimidade das instituições do Estado.
Amisse Mahando assumiu este posicionamento durante o seu discurso de abertura da mesa redonda sobre “Participação da sociedade civil no compromisso político para paz e reformas”, que teve lugar nesta terça-feira, 16 de setembro, na cidade de Nampula. “A sociedade civil desempenha um papel fundamental na construção de uma democracia mais forte e inclusiva. A sua participação é essencial para garantir que as vozes de todos os cidadãos sejam ouvidas”, afirmou o governante.
Na ocasião, o Presidente da Assembleia Provincial de Nampula sublinhou que o encontro de reflexão decorre num momento decisivo para o país, lembrando que “o compromisso político assinado a 5 de Março entre o Presidente da República e os partidos políticos é uma oportunidade para consolidar a paz e avançar com reformas consensuais”.
Mahando defendeu ainda que os participantes devem apresentar propostas concretas e planos de actuação coordenados: “Esperamos que as contribuições aqui apresentadas sejam levadas em consideração no processo de tomada de decisão, ajudando a promover maior transparência, responsabilidade e legitimidade das instituições políticas”, concluiu.
A iniciativa é organizada pelo Instituto para a Democracia Multipartidária (IMD) em parceria com a Fundação MASC, no âmbito da iniciativa Escolas para Democracia, no contexto do do programa PROCIVICOS financido pela Embaixada da Finlândia em Moçambique, em sinergias com o projecto ProPaz – Cultura para Promoção da Paz, Reconciliação e Coesão Social, financiado pela União Europeia.