Deputados de cinco países da África Austral, com forte potencial no sector de pretóleo e gás, representantes de governos, organizações da sociedade civil e parceiros internacionais irão reunir-se em Maputo, entre os dias 29 e 31 de julho de 2025, para participar na “Conferência Regional Interparlamentar sobre Mudanças Climáticas, Transição Energética e o Setor de Petróleo e Gás na Região da SADC”.
O encontro terá lugar no Hotel Meliã e é promovido pelo Instituto para Democracia Multipartidária (IMD), a Southern Africa Resource Watch (SARW), o Fórum Parlamentar da SADC (SADC PF) e a Assembleia da República de Moçambique.
A conferência surge num momento decisivo em que os países da SADC enfrentam o duplo desafio de assegurar a segurança energética e responder às exigências de ação climática global. Com foco na transição energética sustentavel, o evento irá abordar as implicações económicas, sociais e ambientais da dependência dos combustíveis fósseis, bem como o papel dos parlamentos e outras instituições representativas na definição de políticas sustentáveis.
Estão confirmadas as participações de parlamentares de Moçambique, África do Sul, Angola, Namíbia e República Democrática do Congo (RDC), além de representantes do Banco Africano de Desenvolvimento, da Comissão Africana de Energia (AFREC), do Parlamento Pan-Africano, e de diversas organizações da sociedade civil e agências internacionais.
Segundo os organizadores, esta conferência "visa reforçar o papel dos parlamentos como atores-chave na resposta à crise climática e na promoção de políticas energéticas inclusivas e responsáveis".
O evento incluirá sessões plenárias, debates temáticos, grupos de trabalho e uma reunião especial entre um grupo de parlamentares e altos responsáveis do Governo de Moçambique, onde serão apresentados os principais resultados da conferência.