imd observacao eleitoral sala da pazO Instituto para a Democracia Multipartidária (IMD) participou do processo de observação eleitoral das eleições autárquicas de 10 de Outubro de 2018 coordenando as actividades da plataforma da sociedade civil, Sala da Paz. Trata-se de um consórcio constituído por diversas organizações da Sociedade Civil com o objectivo de contribuir a credibilizacao do processo eleitoral.

A Sala da Paz teve representações regionais nas províncias de Nampula para a Zona Norte, Manica para a Zona Centro e Gaza para a zona Sul e uma sede nacional em Maputo, onde eram centralizadas as informações ao nível nacional.

As actividades da Sala da Paz intensificaram-se no período de campanha, com a realização de duas sessões de avaliação do processo de campanha, sendo uma intermédia e outra final. No dia da votação, foram realizadas três sessões de avaliação do decurso do processo e foram produzidos informes para cada sessão. Uma avaliação final das eleições autárquicas de 2018 foi feita no dia seguinte à votação (11). Contudo, as actividades da Sala da Paz continuam, tendo em conta que o ciclo eleitoral só termina com a proclamação, validação ou anulação das eleições pelo Conselho Constitucional.

imd observacao eleitoral sala da paz banner

No âmbito das actividades relativas ao período pós-votação, a Sala da Paz emitiu um informe no dia 12 de Outubro, mostrando sua preocupação pelos incidentes registados no processo de apuramento e divulgação dos resultados.
Os trabalhos da Sala da Paz, podem ser acompanhadas em todos os momentos através das plataformas digitais criadas para o efeito, nomeadamente, o Facebook e o Twitter.

Contacto

+258 843066565
Av. Lucas Elias Kumato nº 61 | Bairro da Sommershield - Maputo, Moçambique

newcontact

foreignaffairsfinlandnimddemofinlandidea footerosisa footerirish aid footeruniao europeiareino dos paises baixosembsueciandi 40 smallamerican flag

Criação e implementação: DotCom