IMD CAEA INDUSTRIA EXTRACTIVAO Instituto para a Democracia Multipartidária (IMD) em coordenação com a Comissão da Agricultura, Economia e Ambiente da Assembleia da República (CAEA) promovem, de 16 a 19 de Junho corrente, na cidade de Nampula, um encontro nacional de reflexão sobre o desenvolvimento da indústria extractiva em Moçambique, visando, dentre vários propósitos, reforçar a interacção dos deputados da Assembleia da República e das Assembleias provinciais sobre esta matéria.


O encontro de Nampula, que deverá contar com 90 participantes entre deputados da Assembleia da República, representantes das assembleias provinciais, das organizações da sociedade civil, funcionários parlamentares e do IMD, servirá, igualmente, para produzir recomendações a serem observadas no próximo mandato que inicia em 2020.
Para o efeito, os participantes deverão se debruçar, no encontro nacional, sobre as dinâmicas da canalização de receitas dos recursos naturais às comunidades e seus desafios; partilhar alguns resultados do projecto “Fortalecendo o Papel do Parlamento e das Assembleias Provinciais na fiscalização da área da indústria extractiva”; bem como Partilhar as Lições e recomendações para o próximo mandato.

Refira-se que a indústria extractiva de recursos naturais pela sua importância tornou-se no mundo contemporâneo o elemento central de desenvolvimento socioeconómico das nações. Esta indústria move as economias a nível global, pois através da capitalização dos recursos naturais objecto de sua existência, como o petróleo, o gás natural, o carvão mineral entre outros, é possível produzir combustíveis, energia eléctrica, fertilizantes, entre outros que proporcionam o funcionamento das economias.

Contacto

+258 843066565
Av. Lucas Elias Kumato nº 61 | Bairro da Sommershield - Maputo, Moçambique

newcontact

foreignaffairsfinlandnimddemofinlandidea footerosisa footerirish aid footeruniao europeiareino dos paises baixosembsueciandi 40 smallamerican flag

Criação e implementação: DotCom