imd unu widerO IMD e UNU-WIDER reuniram na tarde desta terça-feira, 28 de Maio, para discutir as possibilidades de parcerias entre as duas organizações. O encontro, que decorreu nas instalações do IMD, contou com a participação de representantes locais da UNU-WIDER e do Dominik Etienne, Oficial de Programas baseado na Finlândia, que se encontra em Maputo para visita de monitoria.

Dércio Alfazema, Coordenador de Programas do IMD, destacou a importância dos trabalhos que as duas organizações já realizaram conjuntamente, com especial enfoque para a área da Indústria Extractiva (IE). “Alguns pesquisadores da UNU-WIDER facilitaram sessões nas conferências organizadas pelo IMD em 2018. Esta colaboração foi uma grande mais-valia pois permitiu aos participantes, no caso membros do parlamento da região, aprenderem mais sobre a gestão de receitas no sector indústria extractiva.”.

Mais adiante, destacou a necessidade da UNU-WIDER apoiar na compressão das dinâmicas da descentralização no âmbito das reformas que o país está a viver.

Para a UNU-WIDER, interessa principalmente a facilitação de encontros para divulgação dos resultados das suas pesquisas com diferentes actores chave, com destaque para os actores políticos.

As duas organizações são financiadas pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros da Finlândia para a realização de algumas das suas actividades. No âmbito desta parceria com aquele Ministério, o IMD facilitou em 2017 uma visita de troca de experiências para uma delegação de deputados moçambicanos com diferentes actores ligados a IE na Finlândia. Entre vários locais visitados, os deputados moçambicanos interagiram também com a UNU-WIDER naquele país nórdico.

Contacto

+258 843066565
Av. Lucas Elias Kumato nº 61 | Bairro da Sommershield - Maputo, Moçambique

newcontact

foreignaffairsfinlandnimddemofinlandidea footerosisa footerirish aid footeruniao europeiareino dos paises baixosembsueciandi 40 smallamerican flag

Criação e implementação: DotCom