A UNICEF Finlândia defende que a juventude deve ocupar um lugar central na promoção da paz e da reconciliação, devendo ser escutada e envolvida de forma efectiva nos processos de decisão. A posição foi expressa pela Directora Executiva da organização, Annina Tanhuanpää, durante a mesa-redonda sobre “O papel dos Jovens na Promoção da Paz e Reconciliação Nacional: Experiências de Moçambique e Finlândia”.
Na sua intervenção, Tanhuanpää explicou que a Finlândia possui uma longa tradição de organizações políticas juvenis e que até mesmo os jardins-de-infância oferecem oportunidades de participação. “Os jovens representam a esperança e o futuro, e é imperativo que lhes proporcionemos uma visão encorajadora”, afirmou, destacando ainda a necessidade de assegurar direitos como educação de qualidade, igualdade de género e inclusão das pessoas com deficiência.
Referindo-se ao contexto europeu, Tanhuanpää lembrou que a guerra na Ucrânia trouxe instabilidade às fronteiras da Finlândia, reforçando a centralidade das questões de paz e segurança. “Enquanto continuamos a advogar pela paz, também estamos a fortalecer a nossa defesa nacional”, disse, apontando igualmente para o aumento da ansiedade climática entre os jovens no seu país, fenómeno que encontra paralelos em Moçambique, onde os impactos das mudanças climáticas são cada vez mais visíveis.
A dirigente frisou ainda que a UNICEF Finlândia tem vindo a desenvolver metodologias inovadoras para escutar e envolver de forma mais eficaz crianças e jovens, contribuindo para que estes se tornem protagonistas activos na construção de sociedades mais inclusivas e pacíficas.
A mesa-redonda foi organizada pelo Instituto para a Democracia Multipartidária (IMD), através da Academia Democrática da Juventude, em parceria com a Embaixada da Finlândia em Moçambique e a UNICEF Finlândia. Este evento decorre igualmente no âmbito da implementação do projeto Pro-cívicos e Direitos Humanos, financiado pela Embaixada da Finlândia em Moçambique.