A Plataforma Nacional das Organizações da Sociedade Civil para as Mudanças Climáticas (PNOSCMC), em parceria com o Instituto para Democracia Multipartidária, We Effect, Oxfam e WaterAid, vão realizar, nesta quinta-feira, 21 de Agosto de 2025, em Maputo, a sua IX Conferência Nacional sobre Mudanças Climáticas, subordinada ao lema “Financiamento Climático e Transição Justa”.
O evento pretende proporcionar um espaço de debate inclusivo e de reflexão entre organizações da sociedade civil, Governo, Parlamentos, Assembleias Provinciais, sector privado, parceiros de cooperação, académicos entre outros actores sobre os caminhos para uma transição energética justa e mecanismos de acesso ao financiamento climático.
De acordo com os organizadores, as mudanças climáticas representam um dos maiores desafios ao crescimento económico e social de Moçambique, afectando directamente o emprego, a produtividade e a resiliência das comunidades. Contudo, a transição para uma economia verde oferece oportunidades de criação de empregos e de desenvolvimento sustentável, desde que seja conduzida de forma justa e inclusiva, “sem deixar ninguém para trás”.
A conferência contará com painéis temáticos sobre ciência climática, transição justa, indústria extractiva, igualdade de género, adaptação, operacionalização da NDC 3.0 e financiamento climático. Entre os oradores confirmados encontram-se representantes de instituições governamentais, académicas, da sociedade civil, sector privado e parceiros de cooperação, com destaque para a participação do Instituto Nacional de Meteorologia (INAM), Universidade Eduardo Mondlane, Ministério dos Recursos Minerais e Energia, Oxfam, organizações da sociedade civil nacionais e provinciais.
Entre os resultados esperados, destaca-se a produção de uma Declaração da Sociedade Civil sobre Financiamento Climático, que pretende reforçar o papel dos diferentes actores nacionais na mobilização de recursos e no acompanhamento das políticas públicas em matéria de mudanças climáticas.
O encontro será organizado pela PNOSCMC (secretariado pela Livaningo), em parceria com o Instituto para a Democracia Multipartidária (IMD), a Oxfam, Weeffect, e espera reunir participantes de todas as províncias do país, incluindo representantes de redes e organizações locais.