O Instituto para Democracia Multipartidária (IMD), através da Academia Democrática da Juventude (ADJ), junta-se aos Jovens de todo mundo e de modo especial aos moçambicanos na celebração do Dia Internacional da Juventude que neste ano se celebra sob o lema “Jovens promovendo a cooperação multilateral através da tecnologia e parcerias”.
O IMD recorda que, em média, um em cada três moçambicanos tem idade compreendida entre os 15 e 35 anos e quatro em cada cinco (78%) têm menos de 35 anos. Por isso, a organização entende ser fundamental a participação activa deste grupo ectário em iniciativas sobre Paz. “Este é um passo essencial para a construção de uma nação mais inclusiva, pacífica e próspera para todos os moçambicanos”, defende a organização, exortando aos jovens moçambicanos a recorrerem ao diálogo como ferramenta para a consolidação do Estado de Direito Democrático e da Paz Sustentável.
“Num momento em que o País enfrenta desafios estruturais ligados a ocorrência cíclica de calamidades naturais e de conflitos político-militares, fragilidades das instituições democráticas, fraca capacidade de provisão de serviços públicos de qualidade, elevados níveis de crescimento demográfico e de migração urbana, e dependência económica, os jovens são chamados a serem agentes de mudança, a engajar-se em processos de tomada de decisão e a promover diálogo construtivo entre diferentes sectores da sociedade”, refere o IMD em seu comunicado alusivo à passagem desta data.
No documento, o IMD saúda aos jovens que, em diferentes pontos do País, de modo especial aos jovens militares empenhados no combate a acções terroristas no norte do País e todos aqueles que se dedicam a acções concretas de promoção da paz, defesa de direitos humanos e fortalecimento da democracia. As suas iniciativas são exemplos inspiradores de cidadania activa e demonstram que o jovem moçambicano tem um papel decisivo na construção de uma nação mais justa, coesa e democrática.
“O diálogo nacional em curso representa uma oportunidade que os jovens não podem perder de vista. Por isso, apelamos aos Jovens para que se organizem, participem activamente e influenciem o processo, assegurando que os resultados deste diálogo reflictam as aspirações, prioridades e visão desta geração”. Aponta o IMD em seu comunicado
Mais ainda, num contexto em que as redes sociais têm se tornado uma ferramenta poderosa para promoção da Paz e Democracia, o IMD encoraja os jovens a utilizar estas plataformas de forma responsável e construtiva partilhando informações verificadas, fomentando um diálogo respeitoso e mobilizando acções positivas.
“Ao promover mensagens que valorizem a tolerância, a inclusão e o respeito pelos direitos humanos, os jovens podem transformar o espaço digital num aliado na construção de uma sociedade mais coesa e democrática”.
Em seu comunicado, o IMD destaca que a cooperação entre jovens é fundamental para a promoção da Paz e fortalecimento da democracia. “Quando jovens de diferentes segmentos trabalham conjuntamente reduz-se a polarização e fortalece-se a cultura de diálogo, o que contribui para resolver conflitos de forma pacífica e garantir que as decisões políticas reflictam a heterogeneidade desta geração”.
Através da iniciativa Academia Democracia da Juventude (ADJ), o IMD reafirma o seu compromisso em criar espaços de participação e fortalecer as capacidades dos jovens, através de iniciativas de formação, diálogo multipartidário e inter-geracional, fazer advocacia baseada em evidências, que contribuam para uma juventude mais proactiva.