Organizações da sociedade civil e instituições de justiça e segurança realizaram na sexta-feira, 9 de maio, em Pemba, uma mesa-redonda voltada à reflexão sobre estratégias e boas práticas para restaurar a confiança nas instituições de justiça e segurança em contextos de conflito. O evento decorre num contexto em que a província de Cabo Delgado enfrenta desafios ligados ao extremismo violento e a eventos climáticos que comprometem a coordenação entre as comunidades e as instituições de justiça e segurança.
O evento contou com a presença das instituições de justiça e segurança nomeadamente a Procuradoria Provincial, a Associação Moçambicana de Mulheres na Careira Jurídica, o Gabinete de Atendimento a Família e organizações da sociedade civil promotoras de direitos humanos.
A iniciativa foi organizada pelo Instituto para Democracia Multipartidária (IMD), em colaboração com a Provedoria de Justiça (PJ), a Comissão Nacional de Direitos Humanos (CNDH), a associação Dimongo e os Serviços Provinciais de Justiça e Trabalho de Cabo Delgado. A actividade faz parte da implementação do Programa Promovendo o Acesso à Justiça (PAJ), financiado pela Embaixada do Reino dos Países Baixos.