Screenshot 2023 09 08 at 18.01.46Realizou-se nesta sexta feira, 8 de Setembro, uma mesa redonda subordinada ao tema: Integridade de processos eleitorais  em Moçambique: lições e desafios para as VIª eleições autárquicas. O encontro tinha como objectivo reflectir sobre os desafios e fórmulas para a promoção da integridade e credibilização das eleições autárquicas a terem lugar no próximo  dia 11 de Outubro de 2023.


Entre outros participantes, o evento contou com representantes dos órgãos de gestão eleitoral, partidos políticos que concorrem as eleições autárquicas de 11 de Outubro, Organizações da Sociedade Civil, órgãos de comunicação social, entre outras entidades directa ou indirectamente envolvidas na organização de processos eleitorais.

Os participantes do encontro reconheceram que apesar do pais conseguir organizar eleições gerais e autárquicas ciclicamente, estas têm sido sistematicamente marcadas por actos preocupantes de violência eleitoral, intolerância política, ilícitos eleitorais, detenções ilegais de observadores eleitorais, confrontos violentos entre os simpatizantes e membros de partidos políticos, obstrução ao trabalho dos observadores entre outras formas de irregularidades.

Por isso, consideraram necessário que se encontre caminhos para o aprimoramento dos seus mecanismos de monitoria e acompanhamento do processo eleitoral para uma melhor eficiência e eficácia na promoção da transparência, imparcialidade e isenção que o processo exige.
A actividade foi organizada pela plataforma de observação eleitoral conjunta, Sala da Paz, com o apoio do IMD e Fundação MASC e o financiamento da Embaixada da Irlanda em Moçambique.

Na cidade da Beira Sala da Paz junta parceiros para reflectir sobre a integridade de processos eleitorais em Moçambique

 

Contacto

+258 843066565
Av. Lucas Elias Kumato nº 61 | Bairro da Sommershield - Maputo, Moçambique

newcontact

foreignaffairsfinlandnimddemofinlandidea footerosisa footerirish aid footeruniao europeiareino dos paises baixosembsueciandi 40 smallamerican flag

Criação e implementação: DotCom