Deputados da AR colhem experiências sobre mineração amiga do ambiente 1Uma delegação de deputados da Assembleia da República, chefiada pelo Primeiro Vice-presidente, Hélder Injojo, visitou, na última sexta-feira, 20, na Finlândia, a Empresa Sandvik, vocacionada ao desenvolvimento de soluções tecnológicas para uma exploração sustentável dos recursos minerais.

De acordo com a deputada Telmina Pereira, que falava na qualidade de porta-voz da delegação moçambicana, esta foi uma oportunidade de visitar uma empresa que se dedica à produção de tecnologias de ponta para área de mineração, tanto em profundidade quanto em superfície que pode ser aplicável para Moçambique tendo em conta as questões ambientais.

“Pensamos que há um potencial para cooperação com as nossas empresas e nossos empresários investidores na área de minas, sobretudo, porque nós estamos a caminhar para uma produção mineira que seja amiga do ambiente, que deve causar o mínimo de danos possíveis tanto ao ambiente quanto aos seres humanos”, disse a Deputada ajuntando que este foi, igualmente, um momento de aprendizagem muito importante e “acreditamos que isso pode ser uma mais-valia para o sector mineiro em Moçambique”.

Deputados da AR colhem experiências sobre mineração amiga do ambientePor sua vez, o Director de Projectos da Empresa Sandvik (Empresa que desenvolve tecnologias para exploração mineira), Ilkka Lahdelma, durante a visita, a direcção da Empresa e os deputados moçambicanos discutiram sobre aspectos relacionados com a electrificação, a inovação e a digitalização do processo de exploração.

“O ponto central foi de como podemos apoiar Moçambique para que possa usar essa tecnologia na exploração dos recursos naturais, no sentido de garantir a segurança no trabalho, eficiência nos processos e mineração sustentável”, disse Ilkka Lahdelma, mostrando disponibilidade de sua empresa em apoiar empresas que operam em Moçambique nesta matéria.

Segundo avança, os deputados da Assembleia da República viram e gostaram, “por considerar que esta tecnologia pode contribuir para maximizar os ganhos em termos de receitas e em termos de redução de danos ambientais advindas da indústria extractiva”.

A empresa Lahdelma tem mais de 50 anos e possui mais de 40 mil colaboradores em todo o mundo.

Deputados da AR colhem experiências sobre mineração amiga do ambiente 2A visita dos deputados Moçambicanos à Finlândia teve duração de cinco dias e decorreu no contexto de reforço das capacidades dos deputados da Assembleia da República para a promoção de boa governação no sector da indústria extractiva. A mesma foi organizada em parceria com o Instituto para a Democracia Multipartidária e a Demo Finland, e contou com apoio da Embaixada da Finlândia.

Durante a visita de troca de experiências, os deputados da Assembleia da República de Moçambique mantiveram vários encontros, sendo de destacar a interacção com os seus homólogos finlandeses onde abordaram a questão da transparência na gestão de receitas do sector extractivo. Trabalharam com representantes do Ministério das Finanças da Finlândia, dos Negócios Estrangeiros, universidades, sociedade civil entre outros.