IMG 20211209 WA0030IMD abordou nesta sexta-feira sobre a Paz, Democracia e Inclusão Social no Seminário com as lideranças das Equipas Técnicas Distritais sobre Planificação Inclusiva e Resiliência Climática que decorre na cidade da Beira no âmbito da iniciativa DELPAZ.

Na ocasião, o Gestor do Projecto do IMD, Víctor Fazenda referiu que a Paz, Democracia e Inclusão Social são conceitos interligados e com um percurso de 31 anos, com eventos democráticos e de reforço a Paz, onde destaca-se a realização de diferentes pleitos eleitorais.

"A Paz constituí a ausência de violência, mas também, a superação das condições estruturais que geram conflitos", referiu, tendo acrescentado que para uma paz duradoura é necessário adoptar um modelo de reintegração sustentável e a redução das assimetrias que criam sentimento de exclusão no acesso às oportunidades.

Em relação a democracia, Fazenda referiu que "é um sistema através da qual chega-se ao poder, mas também de controlo, diálogo e responsabilização dos políticos pelas suas decisões", tendo apontado como "medidas prioritárias para o fortalecimento democrático, a integridade dos processos eleitoriais, a inclusão dos jovens, mulheres e outros grupos marginalizados, o respeito e cumprimento das liberdades fundamentais com destaque para liberdade expressão e de imprensa".

IMG 20211209 WA0033Fazenda aponta ainda a relevância das rádios comunitárias no contexto do distrito, a governação descentralizada e capitalização dos espaços de diálogo local como os conselhos consultivos locais e observatórios de desenvolvimento distrital e provincial como medidas que devem ser consideradas para o reforço da democracia e a Paz em Moçambique.

O seminário foi organizado no âmbito do programa DELPAZ implementado pela UNCDF e financiado pela União Europeia. O IMD é um dos parceiros nacionais da iniciativa.

O seminário decorre sob a liderança da Direcção Provincial das Finanças de Sofala. Tem a duração de dois dias (9 e 10 de dezembro) e junta chefes de planificação distrital, secretários permanentes distritais, sociedade civil e académicos.

Contacto

+258 843066565
Av. Lucas Elias Kumato nº 61 | Bairro da Sommershield - Maputo, Moçambique

newcontact

foreignaffairsfinlandnimddemofinlandidea footerosisa footerirish aid footeruniao europeiareino dos paises baixosembsueciandi 40 smallamerican flag

Criação e implementação: DotCom