lutero simango eleito presidente mdmO Instituto para a Democracia Multipartidária (IMD) saúda a eleição do Lutero Chimbirombiro Simango para o cargo de Presidente do partido Movimento Democrático de Moçambique (MDM), durante o III Congresso que teve lugar nos dias 3 a 5 de Dezembro na cidade da Beira.

Para o IMD Lutero Simango, assim como outros candidatos demonstraram ter capacidade e estrutura para dirigir o MDM, ajudar a superar os desafios ligados à coesão interna, a crise de resultados e manter o partido como actor relevante no cenário político nacional.

No caso particular do Lutero Simango, é um quadro sénior e membro fundador do partido, tem uma vasta experiência política e é conhecedor do cenário político, económico e social do país. Tudo isso, pode ser capitalizado em favor do partido MDM.

“A vitória expressiva do Lutero Simango demonstra confiança no novo líder do partido, confere legitimidade e maior responsabilidade para conciliar as expectativas dos membros do Partido MDM, que não atravessa o seu melhor momento no cenário político nacional”.

No comunicado, o IMD realça que o processo eleitoral interno, constituiu um marco importante para a democracia intra-partidária e reforça o compromisso do partido de se manter em conformidade com os seus estatutos e a lei dos partidos políticos, na medida em que os membros tiveram a oportunidade eleger a sua liderança para os próximos 5 anos, tendo em conta os pleitos eleitorais de 2023 e de 2024.

O IMD reitera o seu apoio ao MDM, no quadro dos partidos políticos com representação na Assembleia da República, com quem tem estabelecido acordos de financiamento bilateral para o desenvolvimento institucional e para a promoção da democracia interna.

Comunicado de Imprensa - IMD saúda a eleição do Lutero Simango para a Presidente do MDM