imd presidente arA Presidente da Assembleia da República (PAR), Esperança Laurinda Francisco Nhiuane Bias, enalteceu, esta quarta-feira (22), em Maputo, o apoio que o Instituto para Democracia Multipartidária (IMD), tem prestado a Assembleia da República, no quadro das suas componentes temáticas de trabalho (eleições, industria extrativa, mulheres e jovens, paz e reconciliação).


Falando durante a audiência de cortesia que concedeu, na sede do Parlamento, ao Director Executivo do IMD, a PAR apelou a esta Organização Não-Governamental nacional para que continue a trabalhar em prol do País com vista a consolidação de Democracia.


imd presidente ar 1Na ocasião, a Presidente do Parlamento pediu, ao IMD, para, no quadro das suas componentes temáticas de trabalho, incorpore as acções relacionadas com a Divulgação das Leis que são aprovadas pela Assembleia da República por forma que os cidadãos conheçam os direitos e os deveres que lhes assistem.
Por seu turno, Hermenegildo Mulhovo, Director Executivo do IMD, depois de agradecer o momento que lhe foi concedido pela PAR, disse ter recebido com agrado todos os conselhos que lhe foram transmitido e prometeu que continuará a trabalhar com a Assembleia da República com mais dinamismo.


O IMD ópera em Moçambique desde 2001, inicialmente como Instituto Holandês para a Democracia Multipartidária (NIMD), tendo sido registada como uma organização nacional em 2016, ano a partir do qual tem estado a implementar o seu Plano Estratégico, que assenta essencialmente em quatro pilares, designadamente: apoiar e influenciar o sistema político; reforçar as capacidades dos actores políticos; influenciar a cultura politica de modo a que haja mais dialogo entre actores e; género e diversidade.


Esta Organização assinou, em Junho de 2020, um Memorando de Entendimento com a Assembleia da República tendo em vista o desenvolvimento de acções conjuntas para a melhoria do desempenho dos deputados no exercício das suas funções.
No âmbito do Memorando, estão previstas acções de formação de deputados e funcionários, bem como acções de desenvolvimento institucional, intercâmbios e sessões de diálogo.


O Encontro desta quarta-feira, segundo Mulhovo, tinha por objectivo saudar a PAR e abordar algumas acções que esta organização tem realizado com o Parlamento e aquelas que pretende realizar até ao final do presente Ano.
No encontro com a PAR, o Director Executivo fazia-se acompanhar pelo Director de Programas e pela Gestora de Projectos, ambos do IMD, Dércio Alfazema e Elisa Muianga, respectivamente.

Contacto

+258 843066565
Av. Lucas Elias Kumato nº 61 | Bairro da Sommershield - Maputo, Moçambique

newcontact

foreignaffairsfinlandnimddemofinlandidea footerosisa footerirish aid footeruniao europeiareino dos paises baixosembsueciandi 40 smallamerican flag

Criação e implementação: DotCom