WhatsApp Image 2021 06 17 at 12.53.02 PMA Academia Política da Mulher, unidade de género do Instituto para Democracia Multipartidária (IMD), inicia nesta terça e quarta-feira, 22 e 23 de junho, formações regionais às Assembleias Provinciais sobre participação política e género no sector da indústria extractiva, na cidade de Nampula.

A formação regional norte vai abranger cerca de 40 membros das assembleias provinciais provenientes das províncias de Nampula, Cabo Delgado e Niassa e vai contar com a intervenção, entre outros, do secretário do Estado de Nampula, Mety Gondola.

A realização destas formações decorre da necessidade de reforças as capacidades das mulheres para uma participação mais activa na monitoria e nos debates sobre políticas públicas ao nível das províncias, sobretudo no que diz respeito a questão ao Plano Económico e Social, Orçamento do Estado, bem como fortalecer as suas capacidades para uma melhor monitoria das questões ligadas ao género no sector extractivo.

FABRICADEGASA presença das mulheres nos órgãos de tomada de decisão, incluindo nas assembleias provinciais, é relativamente baixa, o que contribui para que sejam tomadas decisões que não são sensíveis aos seus interesses, havendo por isso a necessidade de fortalecer as capacidades destes órgãos, para que contribuam para a reversão deste cenário.

Seguindo-se a este evento, seminários similares serão levados a cabo nas regiões centro e sul do país.

Contacto

+258 843066565
Av. Lucas Elias Kumato nº 61 | Bairro da Sommershield - Maputo, Moçambique

newcontact

foreignaffairsfinlandnimddemofinlandidea footerosisa footerirish aid footeruniao europeiareino dos paises baixosembsueciandi 40 smallamerican flag

Criação e implementação: DotCom