5 82997658664ca575a4a763A Plataforma de Observação Eleitoral Conjunta, Sala da Paz, vai monitorar a repetição de eleições autárquicas a ter lugar no dia 10 de dezembro corrente, na autarquia de Marromeu e em algumas mesas das autarquias de Gurué, Nacala Porto e Milange.

Para o efeito, a Sala da Paz vai contar com equipas de observadores eleitorais devidamente credenciados e que estarão encarregues de recolher informação no terreno e uma outra equipa estará baseada na cidade de Maputo, a partir de onde vai sistematizar os dados colhidos e partilhar com actores eleitorais e o público em geral.

A plataforma reconhece que as VIs Eleições Autárquicas, “registaram um número preocupante de irregularidades que colocam a prova a credibilidade de instituições públicas com responsabilidades acrescidas na organização de eleições e na construção do sistema democrático moçambicano”. Por isso, considera ser necessário que todos os actores com envolvimento directo ou indirecto no processo eleitoral adoptem uma postura ordeira e pacífica em obediência a legislação eleitoral e demais leis no país.

“A repetição da votação nestas autarquias é uma oportunidade para que os órgãos de gestão eleitoral a todos os níveis servirem-se das lições apreendidas no processo do dia 11 de outubro e melhorar o seu desempenho no processo de credibilização do processo eleitoral”, declara a Sala da Paz.

A plataforma mostra-se preocupada com o incêndio registado na Escola Primária Completa de Murrupelane, um dos locais que vai acolher a repetição da eleição na autarquia de Nacala. Para a Sala da Paz a Polícia deve investigar e esclarecer o caso com celeridade. Mais ainda, apela a todos os eleitores abrangidos nesta repetição que afluam em massa para exercer o seu direito de voto.

A plataforma termina o seu comunicado, reafirmando o seu compromisso de continuar a colaborar com todas as partes interessadas e acompanhar o processo eleitoral, por forma a reforçar a transparência e credibilidade de todas as fases ligadas a repetição de eleições nestes locais, desde a votação até a validação e proclamação dos resultados pelo Conselho Constitucional.

 

Contacto

+258 843066565
Av. Lucas Elias Kumato nº 61 | Bairro da Sommershield - Maputo, Moçambique

newcontact

foreignaffairsfinlandnimddemofinlandidea footerosisa footerirish aid footeruniao europeiareino dos paises baixosembsueciandi 40 smallamerican flag

Criação e implementação: DotCom