WhatsApp Image 2023 07 11 at 08.57.25Uma delegação de 6 representantes da Assembleia Provincial de Tete, realizou entre os dias 6 e 7 de Julho, uma visita de troca de experiências em Cabo Delgado, com a sua congénere daquela província.

Em Cabo Delgado, a delegação da Assembleia Provincial de Tete estabeleceu encontros de trabalho com a sua contraparte desta província e deslocou-se para o distrito de Montepuez, onde interagiu com actores locais naquele distrito.

Ao nível de Pemba, a AP de Tete realizou um encontro geral com a Mesa da AP de Cabo Delgado, tendo em conjunto visitado as instalações e trocado impressões sobre o seu funcionamento no âmbito do novo pacote de descentralização. Os dois órgãos de descentralização provincial realizaram encontros restritos entre grupos homologo. Já ao nível do distrito de Montepuez, as duas delegações visitaram o governo distrital, a comunidade local de Namanhumbire, bastante afectada por empreendimentos do sector extractivo, líderes locais bem como a empresa Montpuez Ruby Mininig, que explora recursos naturais naquele ponto da província de Cabo Delgado.

Esta visita de troca de experiências permitiu o conhecimento e fortalecimento mútuo sobre como lidar com diferentes desafios ligados à implementação do novo pacote de descentralização, tendo enfoque especial no cumprimento das suas funções e atribuições no sector da indústria extractiva.

Esta visita de troca de experiências é organizada pelas Assembleias Provinciais de Tete e Cabo Delgado, em parceria com o Instituto para Democracia Multipartidária (IMD), no âmbito do projecto “Fortalecendo o Papel do Parlamento e das Assembleias Provinciais na Fiscalização da Área da Indústria Extractiva em Moçambique”, que conta com o apoio da Embaixada da Finlândia.

Assembleia Provincial de Tete troca experiências com a sua congénere de Cabo Delgado

Contacto

+258 843066565
Av. Lucas Elias Kumato nº 61 | Bairro da Sommershield - Maputo, Moçambique

newcontact

foreignaffairsfinlandnimddemofinlandidea footerosisa footerirish aid footeruniao europeiareino dos paises baixosembsueciandi 40 smallamerican flag

Criação e implementação: DotCom