Deputados da Assembleia da República de visita à Finlândia para troca de experiênciasDeputados da Assembleia da República iniciam nesta segunda-feira, 16 de maio, uma visita de cinco dias à República da Finlândia para troca de experiência e reforçar as relações entre os parlamentares dos dois países.

A delegação dos parlamentares moçambicanos encabeçada pelo primeiro vice-Presidente da Assembleia da República, Helder Injonjo e conta com o chefe da bancada da Renamo, Viana Magalhães, chefe da bancada do MDM, Lutero Simango, relatora da bancada da Frelimo, Telmina Pereira, entre outros deputados membros da Comissão Permanente e assessores parlamentares, sendo no total 11 participantes.

Com parlamentares finlandeses os deputados vão ter sessões de trabalho onde vão discutir sobre diferentes matérias de âmbito parlamentar, entre elas a fiscalização parlamentar, promoção da transparência no âmbito da exploração de recursos extractivos, mudanças climáticas, para além de visitar o parlamento, onde vão acompanhar o decurso de uma sessão plenária para se inteirar do funcionamento do órgão.
Durante a visita, os deputados vão ainda, interagir com representantes de instituições do Governo da Finlândia, como Ministério dos Negócios Estrangeiros, da Justiça e das Finanças, representantes do sector privado, académicos da Universidade de Helsínquia e da sociedade civil, para colher experiências sobre as várias matérias de interesse.

Este é o segundo grupo de parlamentares moçambicanos que visitam o parlamento Finlandês nos últimos anos, sendo que o primeiro grupo visitou em 2017 e reciprocamente, no ano 2018 uma delegação de deputados da Finlândia também escalou Moçambique.

A Finlândia e Moçambique têm uma relação de cooperação desde a década de 1970, sendo que neste momento, a Finlândia está empenhada em apoiar na formulação de políticas baseadas em evidências e na promoção da transparência na gestão dos recursos naturais através de uma tomada de decisão informada, inclusiva e sustentável. É ainda um parceiro chave no sector da educação para além de ter cada vez mais presença de empresas de origem finlandesa a actuar em Moçambique.

A visita de troca de experiência resulta de um manifesto interesse do parlamento moçambicano em aprofundar materiais ligadas aos actuais desenvolvimento do sector extractivo em Moçambique e é organizada pelo Instituto para Democracia Multipartidária (IMD) e DemoFinland, no âmbito da implementação do Projecto Fortalecendo o Papel do Parlamento e das Assembleias Provinciais na Fiscalização do Sector da Indústria Extractiva em Moçambique", que conta com o apoio da Embaixada da Finlândia.

Contacto

+258 843066565
Av. Lucas Elias Kumato nº 61 | Bairro da Sommershield - Maputo, Moçambique

newcontact

foreignaffairsfinlandnimddemofinlandidea footerosisa footerirish aid footeruniao europeiareino dos paises baixosembsueciandi 40 smallamerican flag

Criação e implementação: DotCom