ddr 1No âmbito da retoma do processo de Desmobilização, Desarmamento e Reintegração (DDR), o Instituto para Democracia Multipartidária (IMD) emitiu um comunicado nesta terça-feira, 9 de Junho, no qual defende a inclusão antigos guerrilheiros da Renamo nos projectos de desenvolvimento local para que o processo de DDR seja sustentável a longo prazo.

Para esta organização da sociedade civil, a retoma do processo do DDR é mais um passo importante que vai contribuir para reforçar a agenda da paz e reconciliação nacional.

“Neste processo é notória a entrega e dedicação pessoal das lideranças do Governo (Presidente Filipe Jacinto Nyussi) e da Renamo (Ossufo Momade) na condução do complexo dossier do DDR e na materialização dos acordos de Agosto de 2019” lê-se do documento.

Neste sentido, o IMD saúda os actores directamente envolvidos no processo e a comunidade internacional que tem se mostrado bastante relevante na disponibilização de recursos e promoção da paz, reconciliação e estabilidade nacional.

Ainda assim, o IMD chama atenção aos envolvidos e para a sociedade no geral para algumas questões a ter conta no âmbito do DDR, sendo uma delas a propagação da Covid-19 que pode desacelerar o processo caso os números de casos positivos continuem a progredir. A organização apela aos intervenientes a não permitirem que esta abrande mais o ritmo de implementação do DDR, o que pode aumentar os custos logísticos relacionados à estadia dos beneficiários nos centros de acantonamento bem como complicar ainda mais processo.

ddr 2Como forma de garantir inclusão no DDR, a organização defende que se tenha em conta, não apenas as necessidades logísticas dos guerrilheiros, de forma particular, mas também das suas famílias, pois alguns ex-guerilheiros podem, durante o período em que estiveram envolvidos no conflito militar, ter constituído família.

Ao nível das comunidades mais afectadas pelos conflitos e das que vão receber maior número de desmobilizados, o IMD apela para que sejam criadas iniciativas desenvolvimento inclusivas com vista a garantir que os benefícios da paz abranjam a mais sectores da sociedade e que todos se sintam parte do processo.

O documento realça ainda a pertinência de definição de uma estratégia clara e coerente de comunicação regular com os beneficiários, bem como com os demais actores sociais, incluindo a sociedade civil para uma maior inclusão e transparência na implementação do acordo, bem como a necessidade de envolvimento das lideranças locais junto das comunidades receptoras dos ex-guerilheiros. “É necessário que se faça um mapeamento das zonas de destino dos ex-guerrilheiros e que se reforce o papel das lideranças locais na indução e sensibilização dos guerrilheiros e das comunidades, de modo a promover-se uma convivência pacífica”, defende a organização.

O IMD defende ainda ser importante que sejam divulgados aos guerrilheiros os mecanismos formais de reivindicação dos seus direitos na sua vida civil no contexto de Estado de Direito Democrático.

ddr 3A perspectiva de inclusão defendida pelo IMD, inclui o envolvimento dos partidos políticos, organizações da sociedade civil, organizações religiosas, entidades públicas e privadas para que tomem iniciativas com vista a garantir uma implementação efectiva dos acordos alcançados.

A organização chama atenção para a ameaça da Junta Militar da Renamo para o processo. “O sucesso deste processo vai requerer uma união de esforços para uma resolução holística e de forma inclusiva as ameaças ao processo de DDR e a paz levados a cabo pela Junta Militar da Renamo”, avança o IMD.

O instituto tem estado a fazer a monitoria da implementação dos acordos assinados no âmbito da paz. O mesmo foi até então marcado por sucessivos atrasos devido a prazos demasiadamente ajustados e quase sempre tratados em paralelo com o processo eleitoral.