sociedade civil mulher eleicoesOrganizações da Sociedade Civil filiadas apresentam nesta em Maputo, a plataforma sobre Mulher, Eleições e Governação. A plataforma que estará integrada na Sala da Paz, pretende acompanhar o processo tendo como base a perspectiva de género com vista a promover a inclusão e participação das mulheres nas diferentes fases do processo eleitoral, tendo em conta o grau de envolvimento e desafios enfrentados pelas mulheres nos processos eleitorais.

Em Moçambique os direitos políticos das mulheres, de participar nos processos de tomada de decisões e influenciar as políticas nacionais, ainda estão longe de serem realizados a níveis desejados. A isto estão relacionados os elevados índices de analfabetismo, o fraco acesso a informação, o acesso a educação de qualidade, as barreiras culturais que inibem a participação da mulher, tendências de limitar o espaço democrático e de intervenção da sociedade civil na monitoria dos processos eleitorais e de Governação.

Olhando pelo caso específico da extensa concessão de direitos civis, políticos, sociais e económicos no texto constitucional e nas políticas governamentais a favor da igualdade de género, não tem resultado numa efectiva participação política e exercício de direitos de cidadania das mulheres. Contudo, Moçambique apresenta relativamente grandes proporções de mulheres em altos postos de tomada de decisão: mulheres ocupam quase 37.2 por cento dos lugares na Assembleia da República por exemplo.

O encontro vai contar com representantes da sociedade civil de diferentes províncias, partidos políticos, parceiros de cooperação e académicos.

Contacto

+258 843066565
Av. Lucas Elias Kumato nº 61 | Bairro da Sommershield - Maputo, Moçambique

newcontact

foreignaffairsfinlandnimddemofinlandidea footerosisa footerirish aid footeruniao europeiareino dos paises baixosembsueciandi 40 smallamerican flag

Criação e implementação: DotCom