Cabo Delgado IMD engaja actores locais para a construção da PazDecorre nesta quinta-feira e sexta-feira (12 e 13 de Maio) uma sessão de engajamento de jornalistas locais do Distrito de Montepuez, Província de Cabo Delgado no âmbito da construção de Paz.

A sessão visa engajar as OSCs e jornalistas de rádios comunitárias em matérias relacionadas com Direitos Humanos, mecanismo de consolidação da paz, advocacia e monitoria de processos da Paz.

Durante a sessão da quinta-feira, comunidades locais revelaram existir situações de violação dos Direitos Humanos nas comunidades e com as populações reassentadas no distrito.

 Adicionalmente, reconheceram ser urgente um mecanismo de alerta para respostas rápidas das entidades competentes antes que a situação se agrave e defenderam maior coordenação entre actores diversos.

IMD engaja actores locais para a construção da PazA sessão decorre no âmbito do Projecto “Sistema comunitário de alerta precoce e prevenção de conflito extremista e violação de Direitos Humanos”.
O projecto tem como objectivo reforçar a resiliência das comunidades em Cabo Delgado face extremismo violento através do reforço dos sistemas de monitorização, prevenção e resposta rápida ao conflito e as violações dos Direitos Humanos. O mesmo é implementado pelo IMD e tem como parceiros a Associação DIMONGO e o MIDIA LAB.

Serão escalados ainda os distritos de Muidumbe e Palma. O projecto é financiado pela OSISA.

Contacto

+258 843066565
Av. Lucas Elias Kumato nº 61 | Bairro da Sommershield - Maputo, Moçambique

newcontact

foreignaffairsfinlandnimddemofinlandidea footerosisa footerirish aid footeruniao europeiareino dos paises baixosembsueciandi 40 smallamerican flag

Criação e implementação: DotCom