Jovens defendem a institucionalização de quotas nas listas eleitoraisJovens membros da Academia Democrática da Juventude defendem a institucionalização das quotas nas listas de candidaturas eleitorais, como forma melhorar a sua representação nos espaços democráticos.

A manifestação foi deixada durante um encontro virtual da Academia Democrática da Juventude, uma plataforma que congrega 75 participantes de todo País, provenientes dos 3 principais partidos, nomeadamente Frelimo, Renamo e MDM e também de organizações da sociedade civil.

O encontro que visava a promoção de um espaço de engajamento entre os membros da Academia Democrática da Juventude para discutir sobre os desafios e oportunidades da Juventude e aprofundar as questões levantadas durantes as formações regionais, contou com a abertura do Director Exercutivo do IMD, Hermenegildo Mulhovo que fez alusão dos baixos níveis de representação da juventude em órgãos de soberania e destacou os principais instrumentos nacionais e internacionais, incluindo a resolução 2050 das nações unidades sobre Jovens, Paz e Segurança como mecanismos que estes podem usar para ampliar a sua voz.

Para além da institucionalização das quotas nas listas eleitorais, os jovens elencaram como medidas prioritárias para alavancar a sua posição nos espaços de tomada de decisão, a realização de programas contínuos de formação, divulgação de informação atinente a Juventude, incluindo seus direitos e deveres da juventude, criação de espaços seguros de diálogo entre jovens e com os tomadores de decisão e união da juventude nos seus objetivos comuns.

A Academia Democrática da Juventude é uma iniciativa do IMD que visa assegurar que jovens de ambos os sexos, incluindo mulheres, frequentemente marginalizados nos processos políticos, participam mais activamente e com mais qualidade, contribuindo para a defesa dos seus interesses e na consolidação e fortalecimento da democracia em Moçambique. A iniciativa conta com apoio da NDI.

Jovens defendem a institucionalização de quotas nas listas eleitorais 1

Contacto

+258 843066565
Av. Lucas Elias Kumato nº 61 | Bairro da Sommershield - Maputo, Moçambique

newcontact

foreignaffairsfinlandnimddemofinlandidea footerosisa footerirish aid footeruniao europeiareino dos paises baixosembsueciandi 40 smallamerican flag

Criação e implementação: DotCom