curso lideranca mudanca eticaDecorre entre os dias 15 a 18 de fevereiro na Ponta de Ouro, Província de Maputo, o curso executivo dos Gestores do Secretariado Geral da Assembleia da República (SGAR).

Esta formação tem como propósito permitir que os gestores do SGAR sejam, capacitados e aprimorarem conhecimentos sobre liderança e gestão de mudança institucional, comunicação e ética profissional, por forma a elevar o seu desempenho, tendo em conta que a eles recai a responsabilidade de garantir meios e condições de trabalho para o pleno exercício das funções Constitucionais e Regimentais dos Deputados da Assembleia da República.

 

Na ocasião o Primeiro Vice Presidente da Assembleia da República ( Hélder Ernesto Injonjo ) referiu que a capacitação do Secretariado Geral da Assembleia da

curso lideranca mudanca etica vice pr arRepública deve ser contínua por forma a que a assistência ao deputado da Assembleia da República seja efectiva e responda aos desafios actuais.
Para este governante, o “deputado deve ser o centro do funcionamento da Assembleia da República, pois sem o Deputado não existe a Assembleia da República e o funcionário parlamentar. Aos ultimos espera-se o total apoio aos deputados".

Referiu ainda que "sonhamos com uma Assembleia moderna, actuante e que represente os interesses dos moçambicanos e para o efeito precisamos também de funcionários parlamentares constantemente capacitados e acometidos com o apoio ao deputado”. Frisou ainda que dentre vários desafios da AR está a melhoria continua dos Deputados da Assembleia da República e a memória institucional da AR reside nos funcionários parlamentares e estes devem estar ao serviço dos deputados para o cumprimento cabal do mandato, servindo com urbanidade, isenção e rigor.

curso lideranca mudanca etica consingPor sua vez, o gestor de projectos do IMD, Osman Cossing, referiu que é inquestionável o relevante papel que o Secretariado Geral da AR desempenha para o pleno funcionamento da nossa “casa do povo” mas também é inquestionável a importância de uma formação contínua dos seus gestores e técnicos, especialmente em matérias como estas que serão objecto deste curso executivo (liderança e gestão de mudança institucional, comunicação e ética profissional).

"Ter quadros motivados e munidos de ferramentas necessárias certamente terá reflexos no bom funcionamento das instituições, e neste caso a AR, disse, Osman Cossing.

 

curso lideranca mudanca etica formacaoEsta formação decorre no âmbito da implementação de um Memorando de Entendimento entre o IMD e a Assembleia da República em que uma das componentes importantes é a capacitação e fortificação das capacidades dos deputados e das equipas de apoio e assessoria parlamentar.

Esta formação é financiada pela Embaixada da Finlândia que muito tem feito através de diversos programas, para o apoio ao parlamento no contexto da fiscalização da Indústria Extractiva.

Contacto

+258 843066565
Av. Lucas Elias Kumato nº 61 | Bairro da Sommershield - Maputo, Moçambique

newcontact

foreignaffairsfinlandnimddemofinlandidea footerosisa footerirish aid footeruniao europeiareino dos paises baixosembsueciandi 40 smallamerican flag

Criação e implementação: DotCom