Participação política da mulher é assunto de interesse nacional Ana Rita SitholeA deputada da Assembleia da República e membro da Comissão Permanente do órgão, considera a participação política da mulher é uma prioridade na agenda nacional. Sithole, falava durante a abertura da Sessão de Diálogo de Alto Nível entre Diplomatas e as Ligas Femininas dos Partidos Políticos, organizado pelo Instituto para Democracia Partidária (IMD), através da Academia Política da Mulher, tendo afirmado ainda que, historicamente, Moçambique sempre procurou garantir a não descriminação entre homens e mulheres, independentemente da esfera de actuação.

 

“Hoje, Moçambique mantém firme o forte comprometimento para com esse princípio que sempre nos guiou e, sem rodeios, temos o grande privilégio de afirmar categoricamente que a questão do equilíbrio de género e da participação política da mulher é assunto de interesse nacional”.

Sessão de Diálogo de Alto Nível entre Diplomatas e as Ligas Femininas dos Partidos PolíticosDiscursando, em representação da Presidente da Assembleia da República, Esperança Laurinda Francisco Nhiuane Bias, a deputada sublinhou que “de facto, em Moçambique, as mulheres herdaram um papel forte resultante da nossa luta pela Independência Nacional, seguido pelo processo de democratização, sendo que, nos dias que correm, o nosso País tem uma das representações femininas mais elevadas em África e no mundo, a nível governamental e do Parlamento”.

Segundo a deputada e membro da CPAR, a nível da Assembleia da República, por exemplo, a representatividade feminina é notória, sendo que, do universo de duzentos e cinquenta ﴾250﴿ deputados, cento e três ﴾103﴿ são mulheres, o que representa um crescimento em relação à legislatura anterior ﴾2015-2019﴿, em que havia cem ﴾100﴿ mulheres.

Todavia, a deputada explicou que há sempre espaço para melhorias e o Diálogo de Alto Nível entre Mulheres Diplomáticas e as Ligas Femininas dos Partidos Políticos constitui uma importante plataforma de reflexão sobre a situação actual e de debate de ideias sobre que mecanismos devem ser adoptados para fortalecer ainda mais a participação política da mulher no cenário nacional.

“Portanto, é de louvar a iniciativa de realização deste evento, que junta diferentes actores, cada um com um quadro próprio, em termos de percepção sobre a participação política da mulher, mas todos, certamente, com o mesmo objectivo, que é o crescente empoderamento político da mulher”, disse a parlamentar, apelando a contínua intervenção da mulher na sensibilização da sociedade, no tocante ao cumprimento das medidas de prevenção e combate à pandemia da COVID-19.

Director Executivo do IMD Hermenegildo MulhovoPor sua vez, o Director Executivo do IMD, Hermenegildo Mulhovo, reconheceu os avanços em termos de representação das mulheres nos órgãos políticos mas apintou alguns desafios.

“Estamos conscientes dos desafios enfrentados pelas mulheres na política”, disse Mulhovo, acrescentando que “por isso, a organização deste encontro visa também, por um lado, conferir um espaço para a reflexão em torno dos desafios enfrentados na vossa luta diária para a afirmação na política e, por outro, permitir uma aprendizagem com base nas experiências dos outros países, através da interacção e do diálogo com as Embaixadas comprometidas com a causa”.

O Director Executivo do IMD reconheceu ainda que apesar da persistência de desafios no alcance das metas estabelecidas na luta pelo equilíbrio de género, sobretudo nos cargos de poder público, existem avanços encorajadores.

“Um levantamento feito pelo IMD sobre a participação política das mulheres em instituições de representação democrática, demonstram um aumento de número de mulheres a nível da Assembleia da República e das Assembleias Provinciais, de cerca de 42% e 30% respectivamente, embora nestes últimos num ritmo muito lento”, explicou Mulhovo.

O Director Executivo do IMD explicou ainda que “a luta pela conquista de mais espaços nos cargos decisórios, traz consigo o desafio e a necessidade de maximizar a participação das mulheres que actualmente se encontram bem posicionadas na política para conferir mais qualidade aos processos governativos”.

 

Contacto

+258 843066565
Av. Lucas Elias Kumato nº 61 | Bairro da Sommershield - Maputo, Moçambique

newcontact

foreignaffairsfinlandnimddemofinlandidea footerosisa footerirish aid footeruniao europeiareino dos paises baixosembsueciandi 40 smallamerican flag

Criação e implementação: DotCom