WhatsApp Image 2021 06 28 at 5.22.59 PMA Academia Política da Mulher, unidade de género do Instituto para Democracia Multipartidária (IMD), organiza nesta terça e quarta-feira, 6 e 7 de julho, o seminário regional sul de formação às Assembleias Provinciais sobre participação política e género no sector da indústria extractiva, na Vila da Praia de Bilene, província de Gaza.

A formação regional centro vai abranger cerca de 40 membros das assembleias provinciais provenientes das províncias de Maputo, Gaza e Inhambane, e vai contar com a intervenção, entre outros, do Secretário do Estado na província de Gaza, Amosse Macamo.

 

carvaoO seminário do Bilene, é o terceiro de três regionais, tendo em vista o reforço das capacidades das assembleias províncias na promoção da participação das mulheres, tornando-as mais activas na monitoria e nos debates sobre políticas públicas ao nível das províncias, sobretudo no que diz respeito a questão ao Plano Económico e Social, Orçamento do Estado, bem como fortalecer as suas capacidades para uma melhor monitoria das questões ligadas ao género no sector extractivo.

A presença das mulheres nos órgãos de tomada de decisão, incluindo nas assembleias provinciais, é relativamente baixa, o que, por um lado, contraria os dados demográficos que indicam que elas são maioria entre a população moçambicana, na ordem dos cerca de 52 %, e por outro lado, contribui para que sejam tomadas decisões que não são sensíveis aos seus interesses. Este facto justifica a necessidade de se desenvolver acções tendo em vista o fortalecimento das capacidades destes órgãos, para que contribuam para a reversão deste cenário.

Contacto

+258 843066565
Av. Lucas Elias Kumato nº 61 | Bairro da Sommershield - Maputo, Moçambique

newcontact

foreignaffairsfinlandnimddemofinlandidea footerosisa footerirish aid footeruniao europeiareino dos paises baixosembsueciandi 40 smallamerican flag

Criação e implementação: DotCom