lorena mazive seminário regional de formação dos membros das assembleias provinciais em matérias de participação política e género na indústria extractiva em MoçambiqueEsta posição foi manifestada pela Gestora de Projectos do IMD, Lorena Mazive, intervindo na sessão de abertura do seminário regional de formação dos membros das assembleias provinciais em matérias de participação política e género na indústria extractiva em Moçambique. O evento teve lugar na cidade de Nampula, juntando os representantes das assembleias provinciais de Nampula, Cabo Delgado e Niassa.

Argumentando a sua posição, realçou o papel das assembleias provinciais no quadro das assembleias provinciais, onde têm o mandato de “representar, fiscalizar e aprovar instrumentos de governação locais”, podendo este mandato ser devidamente aplicado no sector da indústria extractivo a favor do equilíbrio de género.

“Com uma gestão inclusiva dos recursos naturais, com uma sensibilidade de igualdade de género o país pode contribuir para a redução das desigualdades sócio económicos entre homens e mulheres levando o país a altos níveis de desenvolvimento sustentável”, declarou Mazive

seminário regional de formação dos membros das assembleias provinciais em matérias de participação política e género na indústria extractiva em MoçambiqueEsta formação regional, tem lugar num contexto sócio-político em que os direitos políticos da mulher, de participar em processos de tomada de decisão e de influenciar políticas nacionais, ainda estão longe de serem efectivamente realizados a níveis desejados.

O seminário foi organizado pela Academia Política da Mulher, unidade de género no IMD e conta com o financiamento do dos Governos da Finlândia e do Reino dos Países Baixos. A iniciativa conta com o Netherlands Institute for Multiparty Democracy (NIMD) e a DemoFinland como parceiros de implementação.

 

Contacto

+258 843066565
Av. Lucas Elias Kumato nº 61 | Bairro da Sommershield - Maputo, Moçambique

newcontact

foreignaffairsfinlandnimddemofinlandidea footerosisa footerirish aid footeruniao europeiareino dos paises baixosembsueciandi 40 smallamerican flag

Criação e implementação: DotCom