igualidade de genero industria extractivaA Secretária de Estado na província de Sofala, Stela Pinto Zeca, defendeu esta terça-feira, 29 de junho, a necessidade de se promover a igualdade de género em todas as esferas da sociedade como forma de contribuir para a construção de uma sociedade melhor para moçambique e para o resto do mundo.

Falando na cidade da Beira, na abertura do Seminário Regional Centro de Formação aos membros das Assembleias Provinciais de Manica, Sofala, Tete e Zambézia, sobre participação política em Moçambique, promovida pela Academia Política da Mulher, unidade de género no Instituto para Democracia Multipartidária (IMD), a governante sublinha que “isto significa que estamos atrás daquilo que é, não apenas um direito ou uma intenção mas sim uma base necessária para a construção de um mundo justo, pacifico, próspero e sustentável”.

No entender da Governante, é tarefa de todos reflectir e avaliar as metas do desenvolvimento sustentável estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU), por forma que “em 2030 o mundo possa celebrar a justiça social olhando para a igualdade de género”.

Na ocasião, a representante do Estado na Província de Sofala exortou aos partidos políticos, para que promovam a maior integração, valorização e participação activa da mulher na vida política.

igualidade de genero secretaria de estado sofala“O nosso apelo vai aos partidos políticos, para que no seu funcionamento interno, possam ter estratégias e políticas para fazer com que as mulheres não sejam discriminadas neste processo, simplesmente pelo facto de serem do sexo feminino”, disse a Governante para quem nenhum partido político deve se sentir grandioso excluindo as mulheres uma vez estas serem parceiros validos para a promoção da imagem política de qualquer partido.

Stela Pinto Novo Zeca recordou que mais do que garantir a presença das mulheres nos órgãos de tomada de decisão torna-se premente que estas sejam adequadamente treinadas, para que a sua participação seja de qualidade.

“Não vai adiantar dizer que queremos 50/50 enquanto sabemos que a outra metade que são as mulheres não têm preparação. Aí não estaremos a trabalhar para aquilo que se pretende”, advertiu Zeca, acrescentando que “precisamos de dar igualdade de oportunidades desde o início, desde a formação básica e a outros níveis para que também possam ter os mesmos requisitos que os confiram capacidades de participar activamente do processo de construção da nação”.

Stela Pinto Novo Zeca reconhece que o país tem dado sinais encorajadores “que temos que celebrar”, mas reconhece os desafios que ainda persistem para se alcançar o nível ideal, onde os homens e as mulheres estejam em igualdade de circunstâncias. “Temos que estar todos conscientes que a caminhada ainda é longa”, recordou a interlocutora, que entende que apesar de alguns sectores registarem avanços significativos na busca pela igualdade de género outros “ainda precisam de ganhar uma dinâmica de aceleração” em busca do alcance da igualdade de género.

antonia charePor sua vez, a Presidente da Assembleia Provincial de Sofala, Antónia Chare, reconheceu, igualmente, os avanços que o país tem registado em busca pela igualdade e equidade de género, o que tem colocado o país numa posição de destaque ao nível internacional.

Para evidenciar a sua posição, Chare recorreu, entre outros exemplos, ao recente empossamento de administradores distritais na província de Sofala. “Saudamos com regozijo a nomeação de 13 administradores distritais, em que a mulher está representada em número de 6”, celebrou a governante.

Mesmo assim, reconhece que ainda há desafios. “Queremos reconhecer que esta participação ainda não se traduz numa posição mais equitativa das mulheres e restabelece a igualdade de género nas suas diferentes manifestações”, afirmou Antónia Chare, encorajando o Governo a envidar esforços para melhorar ainda mais a posição da mulher nas mais diversas esferas da sociedade.

Este é o segundo seminário realizado. O primeiro teve lugar na semana transata em Nampula e abrangeu as provinciais da região norte do país. Na próxima semana vai decorrer em Gaza, abrangendo as províncias da região sul do país. Este ciclo de formações conta com o financiamento dos Governos da Finlândia e do Reino dos Países Baixos, tendo como parceiros de implementação o Netherlands Institute for Multiparty Democracy (NIMD) e a DemoFinland.