DSC04147No seu Relatório de Monitoria da implementação das medidas de emergência contra a Covid-19, nos primeiros dias do mês de Junho, o IMD, continua a primar por uma postura de cautela e cepticismo quanto ao possível abrandamento de medidas que possam possibilitar a reabertura das escolas devido a diversos factores dos quais aponta a precaridade do saneamento, aliado à numerosas turmas que caracterizam as escolas nacionais e ao impacto imediato que a medida vai ter no sector de transporte que já se mostra com diversas limitações.

 


Na óptica do IMD, a se fazer esta abertura é preciso que seja de uma forma faseada, iniciando-se com os subsistemas de ensino que não demandam maiores aglomerados, como são os casos da formação dos professores e enfermeiros, avançando gradualmente para os outros sistemas.

DSC04139“É preciso que se adopte cautelas necessárias por forma a que esta retoma não contribua para a massificação da propagação da Covid-19, em particular num contexto em que se assiste um crescimento de números de casos de crianças e jovens em idade escolar com a doença”, disse na ocasião Osman Cossing.

Para Cossing, o que entra em desfavor neste sector são os desafios estruturais existentes que caracterizam o nosso sistema de educação dos quais a exiguidade de carteiras, falta de água para todas as escolas, a existência de alunos que ainda estudam ao relento ou de baixo de árvores aulas ao ar livre para além do rácio aluno/professor que é um dos mais elevados do mundo, “daí existirem da nossa parte, dúvidas e receios face a esta possibilidade”.

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