DSC03764Representantes dos partidos políticos sem representação parlamentar foram unânimes em defender, durante um encontro virtual organizado pelo Instituto para a Democracia Multipartidária (IMD), a criação de uma comissão mista, a nível da Assembleia da República, que integra os partidos não parlamentares, para fazer à fiscalização da implementação das medidas de prevenção de Covid- 19.

A proposta que foi acolhida por diversos participantes no debate sobre o papel dos partidos políticos no contexto de Covid-19 foi apresentado pelo Presidente do Partido do Desenvolvimento Democrático (PDD), Raul Domingos, o qual sublinhou que a ideia é criar uma força conjunta, numa só luta, sem distinção de cor partidária.

 

DSC03809Segundo avançou, há necessidade ainda de se fazer “lock-dow” selectivo, sobretudo, nas províncias mais críticas como é o caso de Maputo e Cabo Delgado controlando as entradas e saídas de pessoas nestas zonas de uma forma coordenada, a semelhança do que acontece em Chimoio e Beira, cidades capitais das províncias de Manica e Sofala.
E mais ainda, os participantes consideraram ser pertinente que o Chefe do Estado dialogue com as lideranças dos partidos políticos antes de tomar uma decisão sobre as medidas a adoptar depois do dia 30 de Abril, quando termina o estado de emergência.

 

Frelimo está a sensibilizar a população

- Alexandre Mano

Com efeito, em representação do partido Frelimo, Alexandre Mano, disse que o partido está a trabalhar nas bases envolvendo todos os seus membros na sensibilização popular como forma de reforçar as medidas de prevenção a nível de todas a províncias do país.

“O trabalho que temos vindo a desenvolver, como partido Frelimo, a divulgação e sensibilização da população sobre o impacto da pandemia bem como as formas de prevenção”, disse Mano para quem estão, igualmente, em curso acções de formação dos seus quadros e simpatizantes para terem maiores conhecimentos sobre a pandemia com vista a ajudar cada vez mais os moçambicanos na sua prevenção.

 

A Renamo foi pioneira na adopção de medidas

- José Manteigas

DSC03782Por sua vez, , na voz de José Manteigas, referiu que o partido Renamo foi pioneiro ao propor a necessidade de funcionamento condicionado dos seus órgãos facto que levou a instrução das bancadas parlamentares tanto na Assembleia da República, quanto nas Assembleia Provinciais para a redução de número de participantes em respeito das medidas adoptadas pela organização mundial de saúde para fazer face a Covid-19.

“Entendemos e propusemos ao governo a necessidade e encerramento das fronteiras nacionais, em Março, por estas serem a porta privilegiada para a propagação da doença a nível nacional”, disse sublinhando que “a maior preocupação do seu partido, neste momento, é com a actuação da polícia que está a agir fora da lei indicando como exemplo o espancamento até à morte de um cidadão pela polícia na cidade da Beira, província de Sofala”.

Outra preocupação deste partido, segundo Manteigas, pretende-se com a necessidade de se criar mais incentivos ao pessoal que directa ou indirectamente lida com pessoas que padecem da doença como são os casos do pessoal de saúde.

 

Esta doença ultrapassa barreiras partidárias

- Lutero Simango

Para o Movimento Democrático de Moçambique (MDM) esta doença deve ser vista como um desafio nacional, como um assunto de saúde publica que ultrapassa as barreiras partidárias, “daí a necessidade de maior envolvimento de todos os moçambicanos independentemente da sua ideologia”.

“É por isso que os nossos simpatizantes tem trabalhado com a população que estiver próxima no sentido se sensibilizar a observar e cumprir as recomendações da organização Mundial da Suade e do Ministério de Saúde”, disse o Chefe da bancada parlamentar do MDM, Lutero Simango, tendo acrescentando para a implementação das medidas persistem ainda vários desafios dos quais a estrutura económica nacional em que apenas 6.5 por cento da população activa (600 mil) estão no sector formal cerca de 14 milhões no sector informal e o Instituto de Nacional de Segurança Social (INSS) se mostra indiferente no processo de apoio aos idosos.

Contacto

+258 843066565
Av. Lucas Elias Kumato nº 61 | Bairro da Sommershield - Maputo, Moçambique

newcontact

foreignaffairsfinlandnimddemofinlandidea footerosisa footerirish aid footeruniao europeiareino dos paises baixosembsueciandi 40 smallamerican flag

Criação e implementação: DotCom