sala da paz 26 09Os observadores e os pontos focais da Plataforma de Observação Eleitoral Conjunta - Sala da Paz, foram instados, esta quinta-feira, 26 de Setembro, a serem cada vez mais coesos com vista a se fortificarem para não permitir a interferência e ingerência de forças externas no processo de observação da campanha eleitoral e sobretudo no dia da votação e apuramento dos resultados eleitorais de 15 de Outubro próximo.


Este apelo foi apresentado por Lorena Mazive, Gestora de Projectos do Instituto para a Democracia Multipartidária (IMD), tendo salientado que para se evitar ingerências de actores estranhos ao trabalho de observadores da Sala da Paz, há necessidade de maior troca de informação e partilha experiências reportando as informações, com imparcialidade e sem paixões partidárias.


sala da paz 26 09 lorena“Entendemos que cada um de nós pode ter sua simpatia por algum partido político, contudo, um dos desafios que temos, como Sala da Paz, é consolidarmos a nossa credibilidade a nível nacional mediante a aposta na transparência e imparcialidade e não permitindo que qualquer força política ou qualquer outro agente corrompa as nossas actividades”, apelou Mazive para quem a Sala da Paz é de todos e de cada um de nós “por isso devemos defender a sua integridade moral para que a confiança que os moçambicanos depositaram nela continue forte e inviolável”.

Para Lorena Mazive, que falava durante o encontro de coordenação da Sala da Paz, há, igualmente, a necessidade de se apostar na componente comunicação, em que a fluidez da informação, a fiabilidade e a verificação precisa da sua veracidade são componentes fundamentais para o sucesso da Sala da Paz, porque segundo disse “uma informação mal percebida pode comprometer o trabalho de todos os membros da Sala da Paz”.

 

sala da paz 26 09 2O encontro de coordenação da Sala da Paz tinha, dentre vários objectivos, harmonizar com os diversos parceiros, pontos focais e relatores os mecanismos de observação e reporte, fluxo de informação, tendo em conta os desafios de observação eleitoral.

O encontro serviu também para avaliar o ponto de situação da observação da campanha eleitoral (desafios, sucessos e constrangimentos, clarificar e promover um debate aberto entre os pontos focais sobre os detalhes da observação a serem desenvolvidos no dia de votação, avaliar o ponto de situação dos preparativos para a observação eleitoral a nível de cada província, clarificar as questões logísticas, instrumentos e fluxo de informação a ser observado no dia da votação.

Na ocasião, dados apresentados pelos pontos focais indicam que no cômputo geral o processo de observação eleitoral está a decorrer de uma forma tranquila contudo, reportaram-se questões de logística no que tange a chegada tardia de subsídios para alguns observadores, a necessidade de se melhorar a articulação entre a coordenação central e as províncias e, por conseguinte, com os distritos para além da necessidade de se acelerar o processo de credenciação de observadores.


sala da paz 26 09 3No que tange a observação eleitoral propriamente dita, os observadores e pontos focais das províncias de Manica, Sofala, Tete, Zambézia, Nampula, Gaza, Cabo Delgado reportaram que a campanha eleitoral está a decorrer num ambiente de tranquilidade e festivo, não obstante as ocorrências de incidentes e ilícitos que tem sido reportados.

Refira-se que até ao dia de votação a o IMD, com apoio da Embaixada do Reino dos Países Baixos e da Embaixada da Irlanda vai contribuir para a Sala da Paz com mais de 1500 observadores em todo o país. Neste momento decorre o processo de credenciação dos mesmos.

 

Contacto

+258 843066565
Av. Lucas Elias Kumato nº 61 | Bairro da Sommershield - Maputo, Moçambique

newcontact

foreignaffairsfinlandnimddemofinlandidea footerosisa footerirish aid footeruniao europeiareino dos paises baixosembsueciandi 40 smallamerican flag

Criação e implementação: DotCom