sala da paz avalia recenseamento 2018Organizações da Sociedade Civil que operam na província de Tete e interessadas na observação do processo eleitoral reúnem no dia 02 de Agosto de 2019, na Cidade de Tete para procederem a implantação oficial da Plataforma de Observação Eleitoral Conjunta - Sala da Paz na província.

A plataforma visa unir sinergias de várias organizações da sociedade civil interessadas na observação do processo eleitoral, desencorajar práticas que podem concorrer para casos de eventuais conflitos e contribuir para que as VIªs Eleições Gerais e 3ªs Eleições das Assembleias provinciais de 15 de Outubro de 2019 decorram com o máximo de transparência, sejam pacíficas e ordeiras.

A plataforma “Sala da Paz” permite que instituições-chaves e personalidades influentes de organizações da sociedade civil, lideranças religiosas e formações políticas envolvam-se activamente e de forma coordenada na promoção de eleições pacíficas para monitorar as eleições e responder rapidamente a potenciais situações de incidentes e conflitos durante o processo eleitoral.

Assim, em termos de composição a Sala da Paz em Tete vai integrar 15 membros permanentes vindos de organizações da sociedade civil e instituições sociais interessadas nos processos eleitorais, lideranças religiosas e personalidades influentes na vida política e social, e 10 convidados provenientes dos Partidos Políticos, Grupos Cívicos concorrentes, Órgãos de Gestão Eleitoral ao nível Provincial (STAE e CPE), PGR Provincial, PRM entre outras Instituições relevantes.

A nível da província da Tete a plataforma vai acompanhar o processo eleitoral desde a fase da campanha eleitoral, o dia de votação e as fases subsequentes ao dia da votação.

Para o dia de votação, a “Sala da Paz” vai fazer um acompanhamento permanente do processo nas mesas das Assembleias de Voto ao nível da província de Tete. No dia de votação a previsão é que sejam emitidos comunicados dando o ponto de situação em relação a fase da abertura, o período intermédio e a fase da encerramento e início da contagem dos votos.

A “Sala da Paz” vai contar com informações de observadores de várias organizações a ela filiadas e órgãos de comunicação social locais que já manifestaram interesse em colaborar com a iniciativa.

A “Sala da Paz” é uma iniciativa coordenada ao nível central pelo IMD - Instituto para a Democracia Multipartidária (IMD) e ao nível das províncias pelas organizações da sociedade civil locais. Na Província de Tete a plataforma é hospedada pela Liga dos Direitos Humanos.

Neste momento a Sala da Paz já esta activa em Nampula, Cabo Delgado, Zambézia, Sofala, Manica e Gaza, através do Gabinete de Crise.

Contacto

+258 843066565
Av. Lucas Elias Kumato nº 61 | Bairro da Sommershield - Maputo, Moçambique

newcontact

foreignaffairsfinlandnimddemofinlandidea footerosisa footerirish aid footeruniao europeiareino dos paises baixosembsueciandi 40 smallamerican flag

Criação e implementação: DotCom