academia mulher frelimoA Academia Política da Mulher (APM) realizou durante o mês de Julho, encontros em separado, com as lideranças dos três partidos parlamentares em Moçambique, nomeadamente, FRELIMO, RENAMO e MDM. Os encontros tinham como objectivo sensibiliza-los a incluir mais mulheres em posições cimeiras nas listas de candidatura para as eleições legislativas e provinciais de 15 de Outubro próximo e a incluir a agenda a mulher nos respectivos manifestos.


Na ocasião, a Academia Política da Mulher, uma iniciativa do Instituto para a Democracia Multipartidária, chamou atenção para o risco de redução de números de mulheres governadoras, caso estas não sejam indicadas ou eleitas ao nível interno de cada partido para concorrerem como Cabeça de Lista nas provinciais onde cada partido tem algum favoritismo. 

 

academia mulher mdmOs partidos saudaram o surgimento desta iniciativa e assumiram o compromisso de tudo fazer para que o país tenham mais mulheres nos cargos de liderança eleitos e não eleitos.

Durante o encontro realizado com o Partido FRELIMO, Alcido Nguenha, realçou a importância de se formar as mulheres para que elas se sintam pré-dispostas a participar e que participem efectivamente na politica em pé de igualdade com os homens.

“A academia reforça este papel, por se propor a formar as mulheres”, disse Nguenha.

 

 


academia mulher renamoPor seu turno, Gania Mussagy, em representação do Partido RENAMO, apelou à continuidade da iniciativa em períodos não eleitorais.
“As mulheres precisam de um programa apartidário como este para se afirmar”.

Por sua vez, Albano Carigi, membro da Comissão Política do Partido MDM destacou a relevância da abordagem da academia, tendo chamado atenção para a necessidade de se incluir homens nas actividades da academia política de modo a que possam melhor compreender e estar sensibilizados em relação a pertinência de inclusão de mulheres.

“Se os homens não compreenderem muito bem esta abordagem, podem criar resistência e barreiras a esta participação”, destacou a fonte.


A Academia Política da Mulher tem estado a interagir directamente com cinco cabeças de lista provinciais dos três partidos políticos parlamentares, tendo enviado mensagens de encorajamento de modo a que participem activamente no processo.
Durante a primeira quinzena de Agosto, a academia vai realizar acções de formações regionais para mulheres candidatas as eleições provinciais.


academia mulher renamo 2Academia Política da Mulher é uma iniciativa do Instituto para a Democracia Multipartidária (IMD) no âmbito do Programa de Apoio à Democracia Multipartidária em Moçambique e visa promover acções de advocacia para incentivar a participação política da mulher e fortalecer as capacidades destas, de modo se envolver efectivamente nos processos políticos.

Contacto

+258 843066565
Av. Lucas Elias Kumato nº 61 | Bairro da Sommershield - Maputo, Moçambique

newcontact

foreignaffairsfinlandnimddemofinlandidea footerosisa footerirish aid footeruniao europeiareino dos paises baixosembsueciandi 40 smallamerican flag

Criação e implementação: DotCom