Screenshot 2023 09 21 at 18.07.35O Instituto para Democracia Multipartidária (IMD) defende que o comportamento dos diversos actores eleitorais pode desempenhar um papel determinante na consolidação da Paz e Reconciliação Nacional em Moçambique.

Este posicionamento foi apresentado através de um comunicado de imprensa alusivo ao Dia Internacional de Paz que se assinala nesta quinta-feira, 21 de setembro, com o lema: "Acções para a Paz: A nossa ambição para os Objetivos Globais”.

Segundo a organização, a celebração do Dia Internacional da Paz ocorre num momento em que a Paz Global está ameaçada devido ao conflito Rússia e Ucrânia, enquanto muitos países em África vivem em situação de conflitos devido a processos eleitorais não transparentes e que têm estado a originar uma sequência de golpes de Estado. Mais ainda, aponta os efeitos das mudanças climáticas como outra grande ameaça à Paz Global.

Para o caso de Moçambique, o IMD aponta o processo eleitoral ora em curso como uma oportunidade para se reforçar os progressos alcançados desde a assinatura do acordo da Paz Definitiva como uma forma de se contribuir para a Paz Global. Para o efeito, chama atenção para que todos actores políticos envolvidos no processo eleitoral adoptem práticas democráticas consentâneas nas fases que se seguem.

“Desde que Moçambique tornou-se formalmente uma democracia multipartidária, ainda não conseguiu organizar eleições que sejam suficientemente credíveis para convencer a todos os actores relevantes de que foram pacíficas, justas e transparentes. Se houver um compromisso entre as lideranças este cenário pode ser revertido. As eleições devem servir para reforçar a Paz e não podem continuar a ser uma ameaça à própria Paz, como tem acontecido”, refere o IMD no seu comunicado.

Passam 42 anos desde que a data foi estabelecida pela ONU e este ano Moçambique celebra depois de pela primeira vez na sua história ser Membro não Permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSNU).

“Como membros não Permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas Moçambique tem a obrigação de dar um bom exemplo. Temos responsabilidades para com a Paz Global e não podemos organizar eleições que depois resultam em conflitos, violência e descontentamento entre moçambicanos”.

O IMD apela para uma adopção de uma postura pacífica e ordeira nas eleições em curso e reafirmando o compromisso de continuar a trabalhar junto com os seus parceiros para contribuir para que eleições moçambicanas sejam justas, pacíficas e transparentes por um lado, e por outro, que sejam um veículo para a consolidação da Paz no país.

Contacto

+258 843066565
Av. Lucas Elias Kumato nº 61 | Bairro da Sommershield - Maputo, Moçambique

newcontact

foreignaffairsfinlandnimddemofinlandidea footerosisa footerirish aid footeruniao europeiareino dos paises baixosembsueciandi 40 smallamerican flag

Criação e implementação: DotCom