Decorre em Tete, desde a última quinta-feira (8), uma jornada de 10 dias de fiscalização do sector da indústria extractiva levada a cabo pela assembleia provincial local. A actividade envolve todas as quatro comissões daquele órgão de governação descentralizada provincial, que se deslocam alguns distritos daquela província onde decorrem empreendimentos do sector extractivo para se inteirarem do seu desenvolvimento. Nas visitas, os membros da Assembleia Provincial de Tete vão interagir com as comunidades afectadas pelos empreendimentos do sector extractivo por forma a captarem as suas necessidades e desafios, decorrentes a implementação dos projectos para mais tarde encaminhá-los aos órgãos competentes. Os governos locais, organizações da sociedade civil e os representantes do setor privado também serão visitados.

O Instituto para Democracia Multipartidária (IMD) reuniou-se na manhã desta terça-feira, 13 de Abril, com a direcção da Primeira Comissão da Assembleia da República, a Comissão dos Assuntos Constitucionais, Direitos Humanos e Legalidade, para em conjunto, coordenarem as actividades e parceria para o ano 2021 no âmbito da fiscalização do Sector da Indústria Extractiva.

medidas covid19 2021 2O Instituto para Democracia Multipartidária (IMD) considera as mais recentes medidas no âmbito da prevenção da COVID-19 no país, como sendo oportunas pelo alto potencial contribuir para continuar para manter a desaceleração do ritmo da propagação da pandemia, a redução dos casos de internamento e mortes resultantes da COVID-19.

participacao politica mulher 2021Moçambique tem estado a registar avanços significativos no mundo e na região em termos de participação política da mulher, o que no entendimento da Academia Política da Mulher (APM), unidade do género do Instituto para a Democracia Multipartidária (IMD) deve servir como oportunidade para um maior compromisso rumo à paridade do género nos espaços políticos democráticos e nos fóruns públicos e privados de tomada de decisão.

20210403 142558Tete, 1 de abril: Falando esta quinta-feira, 1 de abril, na cidade de Tete, na abertura da Formação dos Magistrados Judiciais e do Ministério Público sobre a Legislação do sector da Indústria Extractiva, o Presidente da Associação de Juízes (AMJ), Carlos Mondlane, defendeu a necessidade de uma melhor preparação dos magistrados para melhor responderem aos conflitos decorrentes dos avanços no sector da indústria extractiva em Moçambique, e desta forma, contribuir para que a sua exploração traga maiores benefícios para a população.

Contacto

+258 843066565
Avenida Salvador Allende, Nrº 753

mapa

foreignaffairsfinlandnimddemofinlandidea footerosisa footerirish aid footeruniao europeiareino dos paises baixosembsuecia

Criação e implementação: DotCom