Organizações da Sociedade Civil filiadas apresentam nesta em Maputo, a plataforma sobre Mulher, Eleições e Governação. A plataforma que estará integrada na Sala da Paz, pretende acompanhar o processo tendo como base a perspectiva de género com vista a promover a inclusão e participação das mulheres nas diferentes fases do processo eleitoral, tendo em conta o grau de envolvimento e desafios enfrentados pelas mulheres nos processos eleitorais.

IMD, no âmbito da sua responsabilidade de apoio na operacionalização da plataforma Sala da Paz, vai realizar no dia 24 de Julho um expert meeting com algumas organizações parceiras e pontos focais provinciais com o objectivo de harmonizar o entendimento e os mecanismos de funcionamento da Sala da paz, tendo em conta os desafios de observação da campanha eleitoral, da votação e apuramento dos resultados no contexto das eleições gerais, das Assembleias Provinciais e dos governadores provinciais a se realizar a 15 de Outubro de 2019.

No dia 15 de Outubro do corrente ano vão decorrer as VIª eleições Gerais, as IIIª provinciais, e pela primeira vez serão eleitos os Governadores provinciais (como cabeça-lista dos partidos e/ou de Coligação de Partidos Políticos). Neste contexto, o Instituto para Democracia Multipartidária (IMD) pretende promover uma Mesa-Redonda de partilha do mapeamento dos incidentes e conflitos eleitorais, e dos resultados da avaliação do Código de Conduta e Ética Eleitoral, no dia 23 de Julho, em Maputo.

imd rmO apelo foi feito por esta organização da sociedade civil, no decurso do Seminário de Formação sobre Processos Eleitorais, que tinha como objectivo formar jornalistas da Rádio Moçambique (RM), de modo a fazerem uma cobertura de qualidade nas eleições gerais e provinciais a terem lugar no dia 15 de Outubro. O encontro teve lugar nos dias 27 e 28 de Junho de 2019, na cidade da Beira e contou com participação de 26 jornalistas da RM, provenientes de todas as províncias. 

inscricao partidos sala da pazA Plataforma de Observação Eleitoral, Sala da Paz avalia positivamente a fase da submissão de inscrições de proponentes de candidaturas na Comissão Nacional de Eleições (CNE), que terminou no dia 17 de Junho, assim como a submissão de candidaturas para Presidente da República no Conselho Constitucional que decorre até o dia 16 de Julho.

Contacto

+258 843066565
Avenida Salvador Allende, Nrº 753

mapa

foreignaffairsfinlandnimddemofinlandidea footerosisa footerirish aid footeruniao europeiareino dos paises baixoscoleccao alema footer

Criação e implementação: DotCom