RECENSEAMENTO ELEITORALA Plataforma de Observação Eleitoral Conjunta, Sala da Paz, apela aos órgãos e agentes eleitorais a conduzirem o processo de recenseamento eleitoral rumo as sétimas eleições gerais e quartas provinciais, de forma transparente, permitindo que todos os cidadãos elegíveis possam se recensear.

Este pronunciamento é feito no contexto do arranque, nesta sexta-feira, 15 de março, do recenseamento, cujo término está previsto para o dia 28 de abril.

“O recenseamento eleitoral é uma fase importante do processo eleitoral pois é através dele que os moçambicanos que completam 18 anos até no dia da votação terão a possibilidade de eleger e de serem eleitos no dia 9 de outubro. Os que completam 35 anos até a data de votação, poderão também se candidatar à Presidente da República”, declara a Sala da Paz, através de um comunicado de imprensa, acrescentando que “ninguém pode ser retirado este direito por conta de irregularidades do processo de recenseamento eleitoral”.

IMG 20240312 WA0061Decorre desde o dia 12 de Março em Pemba uma formação das Escolas para Democracia(EpD), uma iniciativa do IMD, enquadrada no programa Pro-Cívico e Direitos Humanos.

Participam desta formação 30 representantes das OSC e activistas sociais dos distritos de Pemba, Metuge, Montepuez e Chiure.

A formação pretende contribuir para o fortalecimento de capacidades de organizações da Sociedade Civil, para um engajamento mais efectivo na promoção da cidadania activa e defesa dos Direitos Humanos.

chapo- Daniel Chapo, Governador da Província de Inhambane.

O Governador da Província de Inhambane, Daniel Chapo apontou nesta segunda-feira, 11 de março, na cidade da Maxixe que o terrorismo que afecta o norte de Mocambique, com maior destaque para a província de Cabo Delgado, é um problema que deve preocupar a todos.

Chapo falava na abertura de uma reflexão sobre “Mecanismos e Modelos Locais de Promoção de Paz e Reconciliação em Moçambique” organizado pelo Instituto para a Democracia Multipartidária (IMD) em parceria com a Universidade do Save no âmbito do Projecto “PROPAZ – Cultura de Promoção de Paz, Reconciliação e Coesão Social”.

IMG 20240226 WA0098Decorreu entre os dias 22 e 24 a primeira formação das Escolas para Democracia em Nampula que envolveu cerca de 30 activistas e representantes das Organizações da Sociedade Civil dos distritos de Nampula, Angoche, Memba e Moma.

As Escolas para Democracia são uma iniciativa do IMD, enquadrada no âmbito do programa Pro-Cívico e Direitos Humanos e visa contribuir para o fortalecimento de capacidades de organizações da Sociedade Civil, para um engajamento mais efectivo na promoção da cidadania activa e defesa dos Direitos Humanos.

WhatsApp Image 2024 02 19 at 13.08.57 b6a124ecDecorreu no dia 19 de fevereiro, na cidade de Nampula o lançamento das Escolas para Democracia, uma iniciativa que decorre no âmbito da implementação do programa Procivico e Direitos Humanos.

Este evento reuniu uma ampla gama de participantes, incluindo representantes dos Órgãos de Governação Descentralizada Provincial, Organizações da Sociedade Civil, ativistas sociais, partidos políticos, acadêmicos e parceiros de cooperação.

A sessão de abertura, contou com intervenção do Coordenador de Programas de Governação Democrática no IMD, Osman Cossing, Que contextualizou os objetivos do evento, destacando a importância de colocar os cidadãos no centro da capacitação democrática e reafirmando o compromisso do IMD com os valores fundamentais da democracia e da cidadania ativa.

Contacto

+258 843066565
Av. Lucas Elias Kumato nº 61 | Bairro da Sommershield - Maputo, Moçambique

newcontact

foreignaffairsfinlandnimddemofinlandidea footerosisa footerirish aid footeruniao europeiareino dos paises baixosembsueciandi 40 smallamerican flag

Criação e implementação: DotCom