O Instituto para Democracia Multipartidária (IMD) defendeu, esta quinta-feira, dia 03 julho, a necessidade de dar maior primazia a inclusão dos jovens nos processos de tomada de decisão, como estratégia essencial para o fortalecimento da representatividade e promoção de uma sociedade mais justa e democrática no país.
Este posicionamento surge no âmbito da sessão de Indução dos Membros das Assembleias Provinciais, no distrito de Dondo, província de Sofala, cujo objectivo é familiarizá-los e capacitá-los em matérias e mecanismos que os conduzam a se familiarizar com a organização e funcionamento daquele órgão.
O Centro Multimédia de Comunitário (CMC) de Muecate no distrito do mesmo nome, na província de nortenha de Nampula, conta desde este fim-de-semana com uma Praça Digital equipada com material informático e Internet de acesso gratuito para a população local, no âmbito do Projecto “Conectando Comunidades: Transformação Digital dos Serviços Públicos de Moçambique”, visando maior inclusão digital e fortalecimento da cidadania em Moçambique.
A cerimónia de entrega da praça digital ao CMC de Muecate foi testemunhada pelos representantes do Instituto para Democracia Multipartidária (IMD), do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e do Ministério de Comunicação e Transformação Digital (MCTD), parceiros do projecto.
No âmbito da implementação do projecto “Conectando Comunidades” o Instituto para Democracia Multipartidária (IMD), o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e do Ministério de Comunicação e Transformação Digital (MCTD), lançaram hoje em Muecate uma praça digital ( com acesso gratuito à internet) e entregaram formalmente diverso material informático.
A cidade de Maputo foi palco, neste fim de semana, da grande final da 1ª fase do Campeonato Desportivo de Coesão Social. O campeonato é uma iniciativa promovida pelo Parlamento Juvenil com o objetivo de reforçar os laços entre comunidades e instituições, através do desporto como instrumento de paz e cidadania. O evento contou com o apoio do Instituto para Democracia Multipartidária (IMD), parceiro chave na promoção da democracia e participação cívica em Moçambique.
Os membros da Assembleia Provincial de Manica, centro do país, foram este fim-de-semana, 20 e 21 de junho, capacitados em matérias de organização, mecanismos de participação dos cidadãos e funcionamento daquele órgão, numa acção que visava, dentre vários objectivos dota-los de conhecimentos para o adequado desempenho das suas funções no âmbito do novo quadro legislativo sobre o processo de descentralização no país.
De acordo com Katia Come, do MAEFP, a indução decorre da necessidade de garantir que os membros das assembleias provinciais tenham conhecimento das matérias da sua responsabilidade e exerçam as suas funções com zelo e profissionalismo, “tendo ainda em conta a entrada de novos membros depois das eleições gerais e das Assembleias Provinciais de Outubro de 2024”.
Criação e implementação: DotCom