elisa muianga ddrO Instituto para a Democracia Multipartidária (IMD) está preocupado com a ausência da mulher na mesa de negociações do processo de Desarmamento, Desmobilização e Reintegração (DDR) dos homens armados da Renamo, ora em curso no país.
Este sentimento foi expresso, esta quarta-feira, (16), em Maputo, pela Gestora da Academia Política da Mulher no IMD, Elisa Muianga. Ela falava durante uma Mesa Redonda que decorreu sob tema: “Mulheres e o Processo de Reintegração no âmbito do DDR: Principais Desafios”.

30 anos democracia religiaoO Padre da Igreja Católica, Elton João Laissone, instou, na sexta-feira, 11 de setembro, as lideranças religiosas a educarem a sociedade para uma participação mais activa no âmbito politico, económico e social como forma de se encontrar soluções mais acertadas para a resposta dos problemas que o país enfrenta.
O Padre falava na Cidade de Tete, num debate sobre os 30 Anos da democracia multipartidária em Moçambique, que juntou partidos políticos, sociedade civil e académicos.

partidos tete multipartidarismoIntervindo no encontro sobre os 30 anos da democracia multipartidária em Tete, os representantes dos partidos políticos em Tete reconhecem avanços e apontam desafios para que a mesma corresponda aos objectivos da sua implantação.

constitucionalistas ciclo debatesFalando na segunda sessão do ciclo de debates no âmbito da celebração dos 30 Anos da Democracia Multipartidária em Moçambique, o jurista e docente universitário, Eduardo Sitoe chamou atenção para a necessidade de o constitucionalismo moçambicano ser mais tolerante e buscar resgatar valores que privilegiam a justiça social.

embaixador americano liberdade de imprensaIntervindo na abertura do debate sobre constitucionalismo moçambicano, que decorreu nesta quinta-feira, no ambito da celebração dos 30 Anos da Democracia Multipartidária, o Embaixador Norte Americano em Moçambique, Dennis Walter Hearne destacou o facto da constituição Moçambicana estabelecer o pluralismo político e ampla participação política como princípio fundamental.

Contacto

+258 843066565
Avenida Salvador Allende, Nrº 753

mapa

foreignaffairsfinlandnimddemofinlandidea footerosisa footerirish aid footeruniao europeiareino dos paises baixosembsuecia

Criação e implementação: DotCom