IMD defende maior inclusão de mulheres em processos eleitoraisEsta posição foi manifestada esta terça-feira, 12 de setembro, em Maputo, pelo Director Executivo do Instituto para Democracia Multipartidaria (IMD), Hermenegildo Mulhovo, durante a abertura do seminário de formação de mulheres jornalistas e praticantes de política em Moçambique, organizado pelo Secretariado Técnico da Administração Eleitoral (STAE), com o apoio do PNUD e IMD.


IMD defende maior inclusão de mulheres em processos eleitorais director executivo IMDNo entendimento do Director Executivo do IMD, uma das formas de garantir melhorias em processos eleitorais em Moçambique é aprimorar as habilidades das pessoas que tem responsabilidades específicas com o processo eleitoral. Este entendimento é sustentado pelos relatórios de observação eleitoral produzidos pelo IMD e outras organizações, que sugerem que um dos factores determinantes para a credibilidade dos processos eleitorais é o factor humano, quer na dimensão técnica, jurídica assim como política.

“A legislação está sempre em mudanças, por isso é importante que os actores eleitorais actualizem os seus conhecimentos sobre procedimentos eleitorais”, declarou Mulhovo, em defesa de melhor preparo de mulheres para processos eleitorais.
“Temos problemas relacionados com a transparência, inclusão, conflitos e violência. As mulheres podem dar uma contribuição para a resolução destes problemas”, disse.

Falando especificamente sobre as mulheres jornalistas presentes no evento, Mulhovo referiu que que mais do que fazer cobertura jornalística e reportar com rigor, isenção e profissionalismo, espera-se que estas assumam a responsabilidade de fazer um jornalismo sensível ao género.

“Queremos conhecer as dinâmicas de participação política das mulheres através das mulheres jornalistas”, desafiou o director executivo do IMD, que também deu recomendações as mulheres praticantes de politica.
Segundo ele, estas tem também a responsabilidade mobilizar mais mulheres para que se interessarem cada vez mais pela política e a fazerem política com conhecimento e sabedoria.

O encontro conta com mulheres jornalistas e praticantes de política provenientes de todas as províncias de país.
Na sessão de abertura intervieram igualmente o Director Adjunto do STAE, José Grachane, o Director Geral do Sindicado Nacional dos Jornalistas, Faruque Sadique, o representante do PNUD.

IMD defende maior inclusão de mulheres em processos eleitorais 2023

Contacto

+258 843066565
Av. Lucas Elias Kumato nº 61 | Bairro da Sommershield - Maputo, Moçambique

newcontact

foreignaffairsfinlandnimddemofinlandidea footerosisa footerirish aid footeruniao europeiareino dos paises baixosembsueciandi 40 smallamerican flag

Criação e implementação: DotCom