O Presidente do Conselho de Administração da Câmara de Minas de Moçambique, Edson Matches, defendeu o reforço da legalidade, do controlo e da transparência na exploração de minerais críticos, sublinhando que é fundamental garantir que os recursos provenientes da actividade mineira beneficiem efectivamente as comunidades locais. A intervenção foi feita durante a Conferência Nacional sobre Minerais Críticos, realizada nesta segunda-feira, 1 de Dezembro, em Maputo.
O Director de Políticas e Programas da Oxfam em Moçambique, Adelson Rafael, defendeu, em Maputo, que a exploração dos minerais críticos no país “exige responsabilidade, rigor e visão de longo prazo”, sublinhando que estes recursos representam uma oportunidade estratégica para o desenvolvimento nacional. As declarações foram proferidas nesta segunda-feira, 1 de dezembro, durante a Conferência Nacional sobre Minerais Críticos, que reuniu representantes do Governo, Parlamento, assembleias provinciais, sector privado, sociedade civil e parceiros internacionais.
O Instituto para a Democracia Multipartidária (IMD) defendeu, nesta segunda-feira, 01 de dezembro, a necessidade de Moçambique avançar simultaneamente com a reforma do quadro legal e a criação de uma estratégia nacional para os minerais críticos, de modo a orientar investimentos sustentáveis, maximizar o valor local e posicionar o país na cadeia global de fornecimento para a economia verde.
A posição foi apresentada pelo Coordenador de Programas do IMD, durante a Conferência Nacional sobre Minerais Críticos. Segundo afirmou, o país necessita de uma produção legislativa moderna, inclusiva e equilibrada, que salvaguarde a soberania nacional, atraia investimento responsável e maximize os benefícios sociais e económicos para os cidadãos.
Decorreu nesta segunda-feira, 1 de dezembro, na cidade de Maputo, uma conferência nacional sobre minerais críticos, um fórum de alto nível que irá reunir instituições do Governo, o Parlamento, assembleias provinciais, sector privado, sociedade civil, peritos nacionais e internacionais, parceiros de cooperação e representantes das comunidades.
O evento foi co-organizado pelo Instituto para a Democracia Multipartidária (IMD), Oxfam, Southern Africa Resource Watch (SARW), a Câmara de Minas de Moçambique e o Centro para Democracia e Direitos Humanos (CDD) e decorre do reconhecimento da necessidade de aprimorar instrumentos legais e programáticos para a maximização dos benefícios associados a pose de recursos minerais críticos.
O Ministro da Juventude e Desportos, Caifadine Manasse, acompanhado por parte do seu elenco, efectuou uma visita de cortesia ao Instituto para a Democracia Multipartidária (IMD).
A visita teve como propósito principal estreitar os laços institucionais e identificar novas janelas de colaboração em iniciativas voltadas para o fortalecimento da juventude moçambicana.
O encontro permitiu uma troca de impressões sobre possíveis áreas trabalho conjunto que contribuam para o desenvolvimento social, político e económico dos jovens.











![]()
Criação e implementação: DotCom