A Faculdade de Filosofia da Universidade Eduardo Mondlane foi palco, nesta quarta-feira, 9 de julho, do primeiro encontro no âmbito do ciclo de debates sobre Paz e Reconciliação Nacional com universidades moçambicanas. A iniciativa visa refletir, dialogar e aprender coletivamente sobre boas práticas e metodologias que contribuam para a construção de uma reconciliação duradoura em Moçambique.
A sessão de abertura contou com notas introdutórias do Prof. José Blaund, Diretor da Faculdade de Filosofia, seguidas de uma apresentação da Coordenadora de Programas do IMD, Lorena Mazive, que destacou os objetivos do ciclo de debates. “Pretendemos promover uma aprendizagem conjunta e colher contribuições concretas para uma metodologia comum de reconciliação nacional”, afirmou.
O Instituto para Democracia Multipartidária (IMD) defendeu, esta quinta-feira, dia 03 julho, a necessidade de dar maior primazia a inclusão dos jovens nos processos de tomada de decisão, como estratégia essencial para o fortalecimento da representatividade e promoção de uma sociedade mais justa e democrática no país.
Este posicionamento surge no âmbito da sessão de Indução dos Membros das Assembleias Provinciais, no distrito de Dondo, província de Sofala, cujo objectivo é familiarizá-los e capacitá-los em matérias e mecanismos que os conduzam a se familiarizar com a organização e funcionamento daquele órgão.
O Centro Multimédia de Comunitário (CMC) de Muecate no distrito do mesmo nome, na província de nortenha de Nampula, conta desde este fim-de-semana com uma Praça Digital equipada com material informático e Internet de acesso gratuito para a população local, no âmbito do Projecto “Conectando Comunidades: Transformação Digital dos Serviços Públicos de Moçambique”, visando maior inclusão digital e fortalecimento da cidadania em Moçambique.
A cerimónia de entrega da praça digital ao CMC de Muecate foi testemunhada pelos representantes do Instituto para Democracia Multipartidária (IMD), do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e do Ministério de Comunicação e Transformação Digital (MCTD), parceiros do projecto.
No âmbito da implementação do projecto “Conectando Comunidades” o Instituto para Democracia Multipartidária (IMD), o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e do Ministério de Comunicação e Transformação Digital (MCTD), lançaram hoje em Muecate uma praça digital ( com acesso gratuito à internet) e entregaram formalmente diverso material informático.
A cidade de Maputo foi palco, neste fim de semana, da grande final da 1ª fase do Campeonato Desportivo de Coesão Social. O campeonato é uma iniciativa promovida pelo Parlamento Juvenil com o objetivo de reforçar os laços entre comunidades e instituições, através do desporto como instrumento de paz e cidadania. O evento contou com o apoio do Instituto para Democracia Multipartidária (IMD), parceiro chave na promoção da democracia e participação cívica em Moçambique.
Criação e implementação: DotCom