A Plataforma das Organizações da Sociedade Civil (OSCs) de Nampula defende a necessidade de um Diálogo Inclusivo genuíno e abrangente, capaz de restaurar a confiança dos cidadãos nas instituições nacionais e construir consensos para a paz e o desenvolvimento sustentável do país.
Falando em representação da Plataforma, durante o seu discurso de abertura da mesa redonda sobre “Participação da sociedade civil no compromisso político para paz e reformas”, que teve lugar nesta terça-feira, 16 de setembro, na cidade de Nampula, António Mutoa destacou que Moçambique atravessa uma fase decisiva da sua história.
O Coordenador de Programas do Instituto para a Democracia Multipartidária (IMD), Osman Cossing, defende a importância da participação informada e activa das Organizações da Sociedade Civil (OSC) no recém-lançado processo do Diálogo Nacional Inclusivo, considerado uma oportunidade histórica para a construção de reformas genuínas e de consenso nacional.
O Presidente da Assembleia Provincial de Nampula, Amisse Mahando, apela sociedade civil a assumir um papel activo no processo de diálogo nacional e reformas políticas, defendendo que só com uma participação efectiva dos cidadãos será possível restaurar a confiança e a legitimidade das instituições do Estado.
De 10 a 12 de Setembro, em Lusaka (Zâmbia), o Instituto para Democracia Multipartidária (IMD) participou, como convidado, no Encontro Conjunto das Entidades de Planificação Nacional (NPEs) e think tanks da região da SADC, organizado pelo Secretariado da SADC em parceria com a UNECA e a Alliance for African Partnership. O IMD faz-se representar neste evento pelo seu Coordenador de Programas e Adviser para a area de Governação Democrática, Osman Cossing.
O Chefe do Departamento dos Recursos Minerais e Energia nos Serviços Provinciais de Infra-estruturas da Zambézia, António Conforto diz que apesar do crescimento gradual e dos contributos sociais das empresas, a indústria extractiva da Zambézia continua a necessitar de uma reforma profunda nos mecanismos de fiscalização, de forma a garantir a segurança dos trabalhadores e das comunidades e combater de forma eficaz a extração ilegal. Conforto fez este pronunciamento nestaquarta-feira, 10 de setembro, em durante a formacao dos membros da Assembleia Provincial da Zambézia, que teve lugar na cidade de Quelimane.
Criação e implementação: DotCom