DSC 8266O Instituto para a Democracia Multipartidária (IMD) ofereceu, recentemente, equipamento informático às bancadas parlamentares da Frelimo, Renamo e do MDM e à Comissão de Agricultura Economia e Ambiente como forma de contribuir para a massificação do uso das plataformas informáticas e tecnológicas, no Parlamento moçambicano, no âmbito do distanciamento social imposta pela COVID-19.


O material informático é constituído por três computadores portáteis, três modems de internet, um DataShow e um contracto, de um ano, da plataforma de vídeo zoom, para cada bancada parlamentar e cinco computadores portáteis, um DataShow e uma impressora com capacidade de scanner e fotocópias para a comissão de Agricultura Economia e Ambiente.

DSC 8245De acordo com o Coordenador de Programas do IMD, Dércio Alfazema, a oferta deste equipamento se insere na contribuição do IMD para o incremento da capacidade de resposta as actividades desenvolvidas pelas bancadas parlamentares, no âmbito do memorando de entendimento assinado entre a Assembleias da República a sua instituição.

“Esta oferta ocorre num contexto em que o país trava uma luta contra o COVID-19. Nestes termos, o IMD tem em vista contribuir na facilitação do teletrabalho como opção sugerida no cumprimento do Decreto Presidencial 11/2020, de 02 de Abril, sobre o Estado de Emergência”, disse Alfazema reconhecendo que este equipamento ainda está aquém das reais necessidades de cada Bancada parlamentar, “contudo constituem o primeiro passo para a materialização deste desiderato, no âmbito da iniciativa “Papel Zero” defendida pela Presidente da Assembleia da República, Esperança Bias.


Alfazema sublinhou esperar que este primeiro passo de entrega simbólica de material contribua para maior interacção entre as chefias das Bancadas parlamentares com os seus deputados que neste momento se encontram nos círculos eleitoras.

DSC 8137Na ocasião, o Chefe da Bancada Parlamentar da Frelimo, Sérgio Pantie, disse que olhando para os objectivos, utilidade e proficiência dos trabalhos naquela bancada a oferta o material informático e plataforma eletrónica constitui um grande contributo uma vez que vai permitir melhorar o desempenho, contacto com outras instituições e individualidades incluindo diminuir a distância com os deputados desta bancada que se encontram nos círculos eleitorais.
“Neste momento de confinamento, este equipamento vai contribuir para aproximar cada vez mais a chefia das bancadas aos deputados bem como para fortalecimento das instituições democráticas. Estamos todos a aprender a nova maneira de trabalhar no âmbito do combate a COVID-19”, disse Pantie enaltecendo em seguida o gesto do IMD.

A Vice-chefe da Bancada Parlamentar da Renamo, Clementina Bomba, classificou, por sua vez, a oferta como um reforço a capacidade da bancada e ajudará sobretudo no trabalho de campo devido a facilidade de mobilidade de manuseamento dos laptops. "Vai ajudar a gerir a informação e no armazenamento do material e documentos importantes sobre o trabalho realizado pela bancada parlamentar, para alem da redução do uso de papel".
Por sua vez, o MDM na voz do respectivo Chefe da Bancada, Lutero Simango, considera que este apoio institucional permite a eficácia da bancada na sua relação com os eleitores sobretudo neste tempo de restrições de contactos físicos devido a COVID-19.

DSC 8199“A partir destes material a bancada vai crescer, desenvolver as suas actividades e manter uma relação estreita com os seus eleitores com o uso do sistema zoom. Daqui a três meses vamos reunir para fazer avaliação dos avanços alcançados”, disse Simango.
Na entrega de material na Vª Comissão foi testemunhada pelo Vice-Presidente da Comissão, Faruk Osman, e pelo Relator da Comissão, o deputado Alfredo Magumisse, que à semelhança das chefias das bancadas parlamentares mostraram a satisfação pelo facto de terem sido abrangidos na oferta do material informático para o funcionamento da sua comissão. Esta comissão tem apoio do IMD no âmbito da fiscalização da indústria extractiva, uma iniciativa financiada pela Embaixada da Finlândia.

O IMD assinou recentemente um memorando de entendimento com a Assembleia da República para o presente mandato onde consta um plano de actividades a serem implementadas. Para a implementação das acções o IMD conta com apoio de parceiros de cooperação com destaque para a Embaixada da Finlândia, Irlanda, Reino de Países Baixos, Suécia, União Europeia entre outros.

 

 

 

Contacto

+258 843066565
Av. Lucas Elias Kumato nº 61 | Bairro da Sommershield - Maputo, Moçambique

newcontact

foreignaffairsfinlandnimddemofinlandidea footerosisa footerirish aid footeruniao europeiareino dos paises baixosembsueciandi 40 smallamerican flag

Criação e implementação: DotCom