O IMD investe na capacitação do Parlamento e das Assembleias Provinciais, melhorando o seu papel de supervisão.
No âmbito da Indústria Extractiva, o IMD tem apoiado no Desenvolvimento Institucional das Comissões Especializadas da Assembleia da República e das Assembleias Provinciais. Tem apoiado no sentido de que os membros da Assembleia da República e as Assembleias Provinciais tenham um maior domínio da legislação ligada ao sector da indústria extractiva.

Através de ferramentas desenvolvidas para o efeito, o IMD tem realizado formações especificas sobre a fiscalização parlamentar e apoio a realização de visitas de fiscalização aos empreendimentos do sector de petróleo, gás natural e minas, bem como as sessões de audição das comunidades abrangidas pelos projectos mineiros para captar e levantar evidências sobre eventuais constrangimentos.

O IMD tem promovido também, a realização de sessões de partilha de experiências entre os Deputados; Membros das Assembleias Provinciais; Técnicos da AR e APs e Organizações da Sociedade Civil a nível local, regional e nacional no sentido de melhorar a monitoria do sector extractivo e averiguar o ponto de situação do sector no país.

O IMD tem feito estudos neste sector, com vista a apoiar os Deputados e Membros das Assembleias Provinciais no exercício das suas funções, bem como, produzir evidências sobre o ponto de situação do sector. Fazem parte dos estudos, os seguintes: Guiões de Fiscalização da Indústria Extractiva e Direitos Humanos; Guiões de Posicionamento da Indústria Extractiva e Direitos Humanos entre outros.

Contacto

+258 843066565
Av. Lucas Elias Kumato nº 61 | Bairro da Sommershield - Maputo, Moçambique

newcontact

foreignaffairsfinlandnimddemofinlandidea footerosisa footerirish aid footeruniao europeiareino dos paises baixosembsueciandi 40 smallamerican flag

Criação e implementação: DotCom